Unidade de Saúde de Mirassol promove semana de eventos dedicada à mulher

Na manhã desta segunda-feira, pacientes participaram de palestra sobre a prevenção de câncer de mama e de colo do útero. Foto: Heracles Dantas

Na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Unidade Básica de Saúde de Mirassol, na zona Sul de Natal, promove uma série de eventos destinados à saúde da mulher. A programação começou na manhã desta segunda-feira (4) e se estende até a próxima sexta-feira (8), quando é comemorado o dia. Hoje, dezenas de mulheres participaram de uma roda de conversa com a enfermeira Fátima Lira e a assistente social Edna Paiva sobre a saúde da mulher, com ênfase na prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero.
A diretora da Unidade, Márcia Maria Costa Barreto destacou a importância de ações voltadas para a prevenção de doenças, principalmente às relacionadas à mulher. “Todos os anos realizamos essas atividades, pois não trabalhamos apenas em relação ao tratamento das doenças, mas também na prevenção, que é muito importante. Quando mais se previne, mais conseguimos reduzir a incidência de doenças. A importância de se fazer ações como esta, de prevenção, é que uma simples informação, pode ajudar a prevenir e se tornar então, uma grande informação”, afirmou a diretora.
A dona de casa, Maria Aparecida de Oliveira, de 64 anos, procurou a unidade na manhã de hoje para buscar um encaminhamento médico e se deparou com a palestra. Ela não pensou duas vezes. Sentou para participar da roda de conversas. “É muito bom eventos como este, porque esclarecemos as nossas dúvidas e ficamos mais informados de coisas que não conhecíamos. Sempre que posso, participo desses eventos. Se todas as unidades de saúde fizessem ações como esta, teríamos menos doentes nos postos de saúde e nos hospitais”, destacou a dona de casa.
A costureira Fátima Silva mora no conjunto Vale Dourado, na zona Norte de Natal e conta que nunca conseguiu atendimento na unidade de saúde que fica em frente a sua residência. Ela sempre se desloca até a unidade da zona Sul em busca de atendimento. Mesmo tendo plano de saúde, ela conta que pela excelência do atendimento prefere se consultar com a ginecologista da Unidade de Saúde de Mirassol.
“O atendimento daqui é ótimo. São pessoas maravilhosas e a prestação do serviço à população não deixa em nada a desejar. Essa palestra é muito boa, pois não devemos procurar o médico apenas quando estamos doentes. Temos que buscar para prevenir as doenças também, quer seja fazendo exames, quer seja ouvindo essas palestras e obtendo mais informações, pois a orientação é muito importante na prevenção”, destacou a costureira.
A enfermeira Fátima Lira explicou que pela alta incidência, não em nível de unidade de saúde, mas em nível nacional, de casos de cânceres de mama e de colo do útero, abordou essa temática com as mulheres na manhã de hoje. “São os dois cânceres que mais mata as mulheres e os dois podem ser prevenidos com exames simples, mas ainda há muita resistência das mulheres em fazê-lo, muitas vezes pelo desconhecimento. A palestra tem o objetivo de despertar a consciência das mulheres e quebrar o tabu da vergonha, do medo, do mito. A prevenção é fundamental e essa ação é a Atenção Básica cumprindo o seu papel preventivo”, ressaltou a enfermeira.
A programação segue nesta terça-feira (5), a partir das 7h30 com a realização de testes de glicemia e verificação de pressão arterial. Às 8h30, será dado início a reunião do grupo de gestantes, coordenado pela equipe do Lions Club Natal Potengi. Em seguida, uma roda de conversa com o tema: a importância da alimentação saudável para a mulher, feita pela nutricionista Polyana Cacho e Patrícia Pinheiro, estagiária de nutrição da unidade.
Na quarta-feira (6), a partir das 8h30, a fisioterapeuta Lizabeth Guimarães e a assistente social Edna Paiva ministrarão uma palestra sobre Tabagismo. Na sexta-feira (8), quando será comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Unidade de Saúde contará com uma vasta programação. A partir das 8h15, haverá um momento musical. Em seguida, se apresentado um monólogo pelo sociólogo Perceval Carvalho, sobre o tema Direitos da Mulher, onde abordará os aspectos da Lei Maria da Penha. Às 9h, será feito uma dinâmica com o grupo de mulheres da UBS Mirassol, coordenado por Ana Cecília Kaliniewicz, com o tema Redescobrindo a si próprio e redescobrindo o mundo.
Por mês é realizado uma média de mil atendimentos às mulheres, distribuídos em ginecologistas, com exames preventivos, vacinação, teste de glicemia, acompanhamento de planejamento familiar, acompanhamento de alimentação saudável e grupo de mulheres, que são acompanhadas por um psicólogo.
http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário