Sem sala, equipamentos de raio-x do Itep estão guardados há 2 anos no RN

Equipamentos para sala de raio-x estão guardadas no Corpo de Bombeiros em Mossoró (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A falta de uma sala específica no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) mantém equipamentos de raio-x sem uso há dois anos em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Enquanto não ganham um local para serem instalados, os equipamentos permanecem encostados em um depósito no Grupamento do Corpo de Bombeiros, onde estão desde o início do ano passado. De acordo com o Itep, uma reforma na coordenadoria do órgão em Mossoró deve ser iniciada em dezembro e possibilitará o uso dos equipamentos.

O G1 teve acesso nesta quarta-feira (26) às imagens que mostram os equipamentos guardados no depósito do Corpo de Bombeiros. A existência dos equipamentos foi confirmada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas. "Cumprimos apenas uma solicitação para guardar as caixas com os produtos. Isso aconteceu no começo de 2013", revela. Em outra nota consta a sede do Itep no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal, como local para entrega da mercadoria.
Uma nota contida em uma das caixas de madeira mostra que o equipamento foi adquirido em um pregão eletrônico feito em 2012. Trata-se de um "Exaustor Labirintado/Raios-x", conforme a descrição do item. A atual direção do Itep, que assumiu a gestão em dezembro do ano passado, não sabia da existência dos equipamentos até março deste ano, segundo informou a assessoria de comunicação do órgão.
Equipamentos seriam entregues na sede do Itep, em Natal (Foto: Reprodução/G1)
O instituto informou que as caixas contêm parte dos equipamentos necessários para o funcionamento de uma sala específica para raio-x. No entanto, a instalação e funcionamento dependem da construção do espaço, que de acordo com o Itep, deve ser iniciada na primeira semana de dezembro como parte da reforma da subcoordenadoria de Mossoró.

Além da sala para raio-x, a reforma prevê reparos no prédio, instalação de novas câmaras e construção de sala de repouso para os médicos de plantão. A obra custará R$ 72 mil e a previsão de entrega em 20 dias, porém mesmo assim a sala de raio-x pode não entrará em funcionamento. Isso porque, conforme a assessoria de comunicação explicou, são necessários outros equipamentos para que o espaço comece a funcionar.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário