Em quatro anos, 71 escolas desativadas

Poucos alunos em salas de aula: essa é uma realidade cada vez mais presente em escolas de Natal e interior
Isabela Santos
Repórter 

O crescimento do número de escolas técnicas e a ascensão social da população são alguns dos motivos apontados pela Secretaria Estadual de Educação para a diminuição de alunos na rede pública do estado. O fato resultou na desativação de 71 escolas nos últimos quatro anos, duas delas em Natal. O número também inclui a municipalização de unidades do Ensino Fundamental. Nesse caso, trata-se de uma orientação do Ministério da Educação.
Dezessete mil estudantes saíram da rede estadual entre os anos de 2013 e 2014, entre alunos do ensino regular e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde a evasão é de cerca de 50%.

“Há algum tempo tínhamos dois IFRNs. Hoje temos 19, oferecendo ensino médio e profissionalizante. Isso faz com que muitos alunos saiam da rede estadual, que também oferece o Ensino Médio. Com a inauguração do Instituto em Parnamirim saíram 1500. A escola técnica em Pitimbu também puxou mais 1500”, disse o secretário adjunto da Educação do estado, Joaquim Oliveira, ao lembrar que 10 novos centros profissionalizantes serão inaugurados até o final do primeiro semestre de 2015. Os três primeiros serão em Nova Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.
“Não é ruim para o aluno ir para o IF. Pelo contrário. Ele passa a ter uma escola maior, melhor, mais adequada. O estado é que perde receita com isso, porque o cálculo da verba para a Educação é feito a partir do número de matriculados. O que fizemos foi uma correção para o bom uso dos recursos”. 

A medida do trancamento de escolas, de acordo com o gestor, reduziu o custo-aluno e recebeu reconhecimento e elogio do MEC. Ele ressalta a importância da continuidade desse trabalho nas próximas gestões, porque modificações na estrutura da Educação continuarão acontecendo.

Baixo rendimento
Além dos recursos financeiros reduzidos, essas instituições enfrentavam o problema do baixo rendimento escolar, notas de até 2 no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O palpite do secretário adjunto para a deficiência na nota é o desestímulo dos professores com salas cada vez menores.  

Há ainda mais duas questões que influenciam na redução de demanda em determinadas escolas. Uma delas é a mudança do cenário sociogeográfico. Alguns bairros, ao longo de décadas, tornaram-se comerciais ou de alto padrão econômico. São os casos da Cidade Alta e de Candelária, respectivamente. 

Joaquim Oliveira acredita que a Escola Walfredo Gurgel merece atenção. “A maioria dos alunos vai de lugares distantes. A população de Candelário envelheceu”, constata. 

O outro motivo diz respeito a problemas administrativos. “Íamos fechar a Isabel Godim, mas a população se reuniu e explicou que o que estava acontecendo lá era má gestão. Descobrimos que gangues tinham as chaves de lá com a conivência do gestor. Desligamos o diretor e hoje temos uma interventora. Na época precisamos contar com a polícia para garantir o trabalho dela”, conta
da TN

Vitória de Camila: de rebelde a campeã

Camila Vitória Xavier, de 13 anos
Vicente Estevam
Repórter

O roteiro da vida de Camila Vitória Xavier, 13 anos, é como o de um filme: uma garota problemática no colégio é convidada para iniciar uma atividade esportiva, se apaixona pelo esporte e acaba se transformando numa grande campeã. Dessa vez a vida é quem está imitando a arte, para satisfação do professor Alexandre Magno, que no final de semana passada viu a sua aluna se transformar em campeã sul-americana de judô, em Lima no Peru.
A menina que já tem a Vitória como sobrenome, vem sendo considerada como um verdadeiro achado para o judô potiguar, pois com um ano e meio de treinos ela já conseguiu um cartel que, para o técnico e professor Alexandre Magno, é de impressionar.

“É muito raro um atleta com tão pouco tempo de treinamento estar pronto para competir. Camila é muito dedicada, sabe que chegou depois de suas oponentes no judô e, por isso, deve se dedicar mais e assim vem conseguindo surpreender as adversárias que, tecnicamente, são mais qualificadas”, ressalta.

Foi um apelo de uma mãe desesperada, que pode ter dado ao Rio Grande do Norte a chance de conhecer uma atleta de bastante futuro e que, se não desanimar por algum motivo e seguir na carreira com dedicação, terá uma grande oportunidade de estar representando o Brasil na Olimpíada de 2020.

“A mãe de Camila é empregada na casa de dois alunos meus, que falaram sobre o problema dela com a filha que estava dando muito trabalho na escola. Faltando aula e até pulando os muros para fugir da escola. Diante da situação pedi para que eles trouxessem a menina para treinar sem pagar nada, com bolsa integral com a turma no Colégio CEI. Como o Judô é um esporte que exige muita disciplina, bastou apenas eu dar essa explicação para ela. Dali em diante eu não tenho nada a reclamar, ela me dá motivos apenas para elogios”, salientou Alexandre.

Fenômeno Com alguns meses treinando, ela já conseguia bater adversárias que para muitas alunas até com mais tempo de judô, eram imbatíveis. Com a melhoria de sua condição técnica, Camila passou a fazer jus a um dos sobrenomes e acumulou vitorias. Primeiro foi campeã dos Jern’s disputando a competição pelo Colégio Municipal Luiz Maranhão Filho, em Parnamirim. Depois vieram o terceiro lugar nos Jogos Brasileiro da Juventude, em Londrina (PR) e o vice-campeonato brasileiro, no Amapá, resultado que a credenciou como a representante feminina da categoria sub-15 no Sul-americano.

“Um atleta do Nordeste, ainda mais do RN, fazer parte de uma seleção brasileira já podemos dizer que é uma dificuldade muito grande. Ela ainda chegar lá e trazer o título sul-americano, é outro feito maior ainda. Há cinco anos não se via nenhum potiguar conseguir uma escalada como essa”, comemora o treinador.

Segundo Alexandre Magno, Camila reúne condições que fazem parte do histórico de vida dos grandes atletas, aquelas pessoas diferenciadas. Primeiro assimila muito bem as coisas que são passadas para ela, segundo é dedicada e não se esconde do treinamento, terceiro é o jeito tímido. “As pessoas muito extrovertidas por serem assim geralmente desviam o foco, ela não. A timidez de Camila faz ela manter o foco fixo naquilo que deve fazer na luta”, explica Magno.

Mas o sucesso dessa menina talvez não tivesse rompido os limites do Rio Grande do Norte se não fosse o apoio do grupo de pais dos alunos do Colégio CEI (Romualdo Galvão), que através de cotas e apoio de algumas empresas conseguiram levantar os recursos suficientes para oportunizar Camila Vitória mostrar todo seu talento no Peru. A viagem da atleta junto com a do seu treinador beirou a casa dos R$ 8 mil, recursos levantados com cotas e a participação de empresas como a Academia Arena, Dois A Engenharia, Locainfo, Shopping Cidade Jardim, Arabella Turismo e o próprio CEI.

A campeã sul-americana, que sequer saiu da faixa azul, já despertou a cobiça de representantes de outros estados, mas Alexandre Magno acredita que é muito cedo para deixar a atleta sair. “Tenho muito cuidado com essas coisas. Primeiro por ela ser uma garota imatura ainda, então quando envolve mulher nós temos de ser mais criteriosos com isso. Outro ponto é que no nosso estado nós temos uma estrutura boa para trabalhar o aluno num nível bom até a categoria sub-18. Depois desse patamar, quem for bom e tiver meta de ser atleta olímpico deve sair mesmo e passar a treinar com pessoas que têm foco e participam da seleção brasileira. A oportunidade dela ainda vai chegar”, afirma.
da TN

Despedida a Roberto Bolaños reúne 40 mil no Estádio Azteca

Caixão com corpo de Roberto Bolaños chega ao estádio Azteca rodeado de pessoas vestidas de 'Cahpolin' (Foto: Alfredo Estella/AFP)
Caixão com corpo de Roberto Bolaños chega ao estádio Azteca rodeado de pessoas vestidas de 'Cahpolin' (Foto: Alfredo Estella/AFP)
30/11/2014 – Caixão de Roberto Bolaños pouco antes da missa de corpo presente no estádio Azteca (Foto: Alfredo Estrella/AFP)30/11/2014 – Caixão de Roberto Bolaños pouco antes da missa de corpo presente no estádio Azteca (Foto: Alfredo Estrella/AFP)
30/11/2014 – Fãs de Roberto Bolaños lotam as arquibancadas do estádio Azteca para o velório do criador de Chaves e Chapolin (Foto: Marco Ugarte/AP)30/11/2014 – Fãs de Roberto Bolaños lotam as arquibancadas do estádio Azteca para o velório do criador de Chaves e Chapolin (Foto: Marco Ugarte/AP)
30/11/2014 – Milhares de fãs fazem fila diante do estádio Azteca, na Cidade do México, neste domingo, para o velório de Roberto Bolaños (Foto: Alfredo Estrella/AFP)30/11/2014 – Milhares de fãs fazem fila diante do estádio Azteca, na Cidade do México, neste domingo, para o velório de Roberto Bolaños (Foto: Alfredo Estrella/AFP)
O corpo de Roberto Bolaños, criador de personagens emblemáticos, como Chaves e Chapolim deixou por volta das 16h15 (local, 20h15 de Brasília) deste domingio o estádio Azteca, rumo a sede da Televisa, na Cidade do México. A família não divulgou qual o destino do corpo de Bolaños.
Muitos fantasiados como as famosas personagens criadas por Roberto Gómez Bolaños, o Chaves', uma multidão de mexicanos aguardou por horas em uma longa fila para poder participar das homenagens que o comediante falecido recebeu este domingo no Estádio Azteca
"Era como um irmão, como um tio, como um pai. Por isso viemos aqui para nos despedir dele", declarou Esteban Chávez, um dos muitos fãs de Bolaños que não escondia sua tristeza.
O caixão com os restos de Bolanos foi levado para o estádio, que pertence à rede Televisa, para onde o comediante trabalhou boa parte de sua carreira.
No estádio do América, o time de coração de Bolaños, foi colocada uma grande cruz de madeira entre duas enormes fotos do comediante.
A cerimônia religiosa foi transmitida ao vivo pela tv mexicana, assim como para outros países onde o programa criado por Bolaños conquistou legiões de fãs.
Pombas brancas foram soltas e o caixão deu uma última volta pelo estádio, ao fim da cerimônia religiosa realizada na presença de familiares, amigos, políticos e artistas.
O corpo de Bolaños foi velado no sábado nos estúdios da Televisa, e estiveram presentes, além de sua segunda esposa, a atriz Florinda Meza - a dona Florinda - e seus seis filhos, atores como Edgar Vivar (Seu Barriga) e Carlos Villagrán (Quico), que, apesar de ter mantido uma delicada disputa judicial com o comediante falecido, não deixou de reconhecer sua genialidade.
"Se foi um gênio, um mestre (...) Devo a ele tudo que sei e serei eternamente agradecido", declarou Villagrán que, junto com María Antonieta de las Nievas (Chiquinha) disputaram com Bolaños os direitos autorais de suas personagens.
No sábado, Bolaños também recebeu um minuto de aplausos no Estádio Azteca por parte dos torcedores que foram ver a partida entre o América e o Pumas.
Durante o cortejo até a sede da Televisa San Ángel, neste sábado, fãs vestiram a fantasia do Chapolin Colorado e o gorro do Chaves para se despedir do comediante mexicano (Foto: Reuters/Carlos Jasso)
Ele fez rir gerações de crianças latino-americanas, com personagens inesquecíveis como Chapolin Colorado e Chaves, que usava do humor para revelar os profundos temores que o assombravam desde criança.No trajeto do caixão entre sua residência em Cancún e a Televisa, também foi ovacionado pelas pessoas nas ruas.O legendário comediante morreu na sexta-feira, aos 85 anos, de causas ainda não divulgadas.Em suas últimas aparições públicas, Bolaños sempre se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.
Por causa de sua prolífica escrita, que rendeu roteiros para rádio, televisão, cinema, teatro e inclusive vários livros, Bolaños foi apelidado por um colega de 'Chespirito', um pseudônimo que aliava a comparação com o talento do dramaturgo Shakespeare e um diminutivo que refletia a sua baixa estatura.
O comediante nasceu em 21 de fevereiro de 1929 em uma família de classe média da Cidade do México. Seu pai, um boêmio amantes das artes, trabalhou como desenhista e ilustrador para importantes jornais, mas a vida desregrada provocou sua morte precoce, quando o pequeno Roberto tinha apenas seis anos.
Quando adolescente, Bolaños sonhava ser jogador de futebol e se destacou em torneios escolares de boxe, que disputava escondido da mãe. Aos 22 anos, começou a estudar engenharia mas se aventurou a escrever anúncios em uma agência de publicidade e logo estreou como roteirista em programas de rádio, televisão e cinema que ganharam fama.
Mais tarde, aproveitou a ausência de algum ator nas gravações para fazer graça diante das câmeras, dando os primeiros passos para o comediante que interpretaria personagens nascidos em sua própria imaginação.
Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa Chespirito que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre e foi exportado para inúmeros países.
Edgar Vivar, o Senhor Barriga, publica imagem de Roberto Bolaños, o Chaves, recebendo mensagem de fãs do Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Edgar Vivar Oficial)Edgar Vivar, o Senhor Barriga, publica imagem de Roberto Bolaños, o Chaves, recebendo mensagem de fãs do Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Edgar Vivar Oficial)Do G1, com France Presse

Ladrões arrombam igreja no RN, quebram imagens e rasgam a Bíblia

trj56
Na madrugada de hoje, criminosos arrombaram a igreja católica no município de São Rafael, distante 216 quilômetros de Natal, e promoveram atos absurdos de vandalismo: quebraram imagens sacras, rasgaram a Bíblia e reviraram tudo, provavelmente a procura de algum objeto de valor.
ti6i56
No local, um dos ladrões acabou se ferindo, deixando um rastro de sangue pelo chão da igreja. As investigações ficarão por conta da Polícia Civil.
Do JH

Cachorro-quente com molho à parmegiana

Seu filho vai receber os amiguinhos da escola em casa e você não sabe o que preparar? Uma ótima opção é o cachorro-quente, que se torna um lanche rápido, fácil e saboroso.
Agora, a receita pode ficar especial com alguns toques diferentes, como o molho à parmegiana. Aprenda a preparar:
Ingredientes
4 salsichas de hot dog
4 baguetes semi italianas

Para o molho
cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
3 tomates, sem pele e sem sementes
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano
150 g de mussarela ralada no ralo grosso

Modo de preparo
Primeiro cozinhe as salsichas por cerca de 5 minutos, escorra e reserve. Logo, faça o molho. Refogue a cebola e o alho no azeite e junte os tomates bem picados, o sal e o orégano. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
Para montar os sanduíches, abra o pão e distribua o molho de tomate e enfeite com a mussarela. Coloque 2 salsichas sobre o molho. Leve ao forno quente (250°C), pré-aquecido, por 10 minutos ou até começar a derreter o queijo. Última dica: sirva logo.
Fonte: Nominuto

Prefeitura de Senador Georgino Avelino paga Salário antecipado dos Servidores Públicos Municipais

A Prefeitura Municipal de Senador Georgino Avelino pagou, nesta última sexta-feira (28), o salário do Funcionalismo Público Municipal referente ao mês de Novembro. Desde o início de sua gestão, o Prefeito Edval Bezerra, vem cumprindo o compromisso de pagar os salários rigorosamente em dia, inclusive pagando a folha dentro do mês corrente, como parte da política de valorização dos servidores municipais. A programação da administração municipal prevê o pagamento do funcionalismo sempre no último dia útil do mês corrente, ou seja, pelo menos com cinco dias de antecedência em relação o que exige a legislação, como forma de beneficiar o servidor municipal, bem como fomentar a economia local. Em Pleno as dificuldades que passam os Municípios Potiguares, encurralados na crise Financeira que provoca insatisfação, nos Funcionários Públicos que tem seus compromissos a cumprir no Final do Mês, nesse contrassenso a Prefeitura de Senador Georgino Avelino tem se superado e mantido rigorosamente o Funcionalismo Público em dia, muito salutar o pagamento referente ao Mês de Novembro que já foi efetuado nesse dia 28, ou seja, dentro do Mês trabalhado, fato que tem se repetido dentro da Gestão do Atual Prefeito Edval Bezerra que faz uma gestão equilibrada com responsabilidade Fiscal e Economica, marcando assim uma administração que faz História.

Mamma Mia! Conheça a modelo italiana que é fanática pelo Milan

Claudia Romani é uma modelo italiana e que tem o Milan como seu time do coração. A gata adora exibir o seu fanatismo pelo clube rossonero nas redes sociais e em ensaios fotográficos. Confira mais a seguirMarias-Chuteiras garantem o lado divertido do futebol
Claudia Romani é uma modelo italiana e que tem o Milan como seu time do coração. A gata adora exibir o seu fanatismo pelo clube rossonero nas redes sociais e em ensaios fotográficos. Confira mais a seguir
Marias-Chuteiras garantem o lado divertido do futebol
A beldade tem 1,70 m de altura e 32 anosMarias-Chuteiras garantem o lado divertido do futebol
A beldade tem 1,70 m de altura e 32 anos
Apesar de ser italiana, Claudia mora em Miami, nos Estados Unidos, desde 2010Marias-Chuteiras garantem o lado divertido do futebol
Apesar de ser italiana, Claudia mora em Miami, nos Estados Unidos, desde 2010
do R7

Destaque da semana: Estresse causa disfunção erétil?

A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, atinge em algum grau cerca de 50% dos brasileiros acima dos 40 anos. No entanto, muitas mulheres e homens ainda têm dúvidas sobre o problema, que cresce anualmente em todo o mundo e possui estreita relação com problemas de saúde, como o diabetes e doenças cardiovasculares.  Para esclarecer os principais questionamentos sobre o assunto, os urologistas da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) Archimedes Nardozza e Antonio de Moraes listaram o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. Veja aqui!
A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, atinge em algum grau cerca de 50% dos brasileiros acima dos 40 anos. No entanto, muitas mulheres e homens ainda têm dúvidas sobre o problema, que cresce anualmente em todo o mundo e possui estreita relação com problemas de saúde, como o diabetes e doenças cardiovasculares.  

Para esclarecer os principais questionamentos sobre o assunto, os urologistas da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) Archimedes Nardozza e Antonio de Moraes listaram o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. Veja aqui!


Foto: Getty Images
do R7

Que tal um Fim de Semana em Senador Georgino Avelino

Que tal um fim de semana diferente. Senador Georgino Avelino recebe todos os Finais de semana, Turístas de várias partes do Mundo, a maior parte Turística que visitam a Praia de Tibau do Sul e Pipa, quase todos passeiam pela Laguna Guaraíras, que tem como um dos pontos de parada dos Barcos o Terminal Turístico da Barragem, Terminal este que tem recebido por Finais de Semana, em Média de Mil Visitantes, muitos Moradores da Cidade tem investidos no Comercio Ambulante, em Crustáceos preparados, Tapiocas com Jingas que comercializam no Terminal, além de outros, sem falar na Barraca de Ostras Naturais, neste sábado (29), acompanhemos um Pouco da Tragetória dos Barcos na Laguna Guaraíras, que constantemente passam de Tibau do Sul com destino a Senador Georgino Avelino, oque falta um pouco ainda de mais um preparo positivo para alavancar o Turismo de Georgino Avelino. Tibau do Sul e Pipa, já tem um suporte maior e já estão consolidados no Turísmo daquelas Cidades, e hoje quem faz a distribuição de Renda aqui em Georgino Avelino é através das Embarcações que visitam a nossa Lagoa, já que todas essas Embarcações são de Tibau do Sul e Pipa.







Venha conhecer a El-Shaday Produtos de Limpeza na Cidade de Arez

A El-Shaday Produtos de Limpeza em parceria com a Brazaromas e a Limpax vem convidar toda a População de Arez e Região para a grande Inauguração da mais Nova Loja de Produtos de Limpeza em geral e matéria Prima para você Dona de Casa, pra você que trabalha no Ramo de limpeza, agora temos a Loja mais completa de Produtos de Limpeza na nossa cidade, Inauguração será no dia 02 de Dezembro, terça-feira, na AV. Leondas de Paula no centro de Arez, de frente a antiga Padaria de Inaldo, a partir das 07:00 horas da manhã, venha conhecer os nossos produtos e os preços especiais de Inauguração.
OBS.: Os Preços de Inauguração é o Preço de Fábrica, só vale pra o dia da Inauguração, então vamos aproveitar, fale para seus Vizinhos, Familiares e Amigos, pra conhecer a El-Shaday Produtos de Limpeza, na Cidade de Arez. 
Organização: Mauro Souza 

Homossexual morre em acidente após ameaçar caminhoneiro em Goianinha, RN

Na madrugada deste sábado (29), um homossexual morreu vítima de um acidente na BR 101 em Goianinha, litoral sul do estado.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar de Goianinha ao Portal NCO, o jovem homossexual pediu carona a um caminhoneiro, depois de algum tempo dentro do veículo, ele puxou uma faca e começou a ameaçar o condutor, que foi pego de surpresa, parou bruscamente o veículo e saiu.
O homossexual também saiu do veículo e continuou a ameaça-lo com a faca. O caminhoneiro em um ato de defesa, empurrou o agressor e conseguiu voltar para seu veículo. Foi quando ele perdeu o controle do caminhão, que acabou descendo e impressando o homossexual contra a barra de proteção da pista. 
O jovem morreu no local em pé, preso entre o veículo e a barra de proteção.
O GTO foi acionado e esteve no local. O Caminhoneiro foi detido para prestar esclarecimentos.

Por Dayane Almeida para o Portal NCO

Novas ações do MPF no RN envolvem parentes de Lauro Maia e de desembargadores

ytkityi67i67
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com oito novas ações (quatro penais e quatro por improbidade) contra o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia; seu ex-sócio o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho; o ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), Rychardson de Macedo Bernardo; e mais sete pessoas relacionadas a Lauro Maia e a desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ/RN).
As denúncias apontam irregularidades na contratação ou no pagamento de seis desses envolvidos: os primos de Lauro Maia, Marcos Maia Carneiro e Marcos Maia Carneiro Júnior; a filha do desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, Sayonara Rosado da Costa Saraiva; a cunhada do desembargador Expedito Ferreira, Márcia Gadelha Mascarenhas de Sousa; o sobrinho do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo, Iuri Melo Cavalcante; e Ivanise de Fátima Medeiros Maia, esposa do assessor do desembargador Amaury de Sousa Sobrinho, Glênio Lindbergh Lobo Maia, que também é réu.
As irregularidades ocorreram durante a gestão de Rychardson de Macedo à frente do Ipem/RN, de 2007 a 2010, e foram apuradas dentro da Operação Pecado Capital. Além das oito ações, o procurador da República Rodrigo Telles, que as assina, remeteu à Procuradoria Geral da República cópias dos autos, a fim de que, caso entenda cabível, a PGR adote providências para apurar eventual envolvimento dos desembargadores Expedito Ferreira de Souza, Francisco Dantas Saraiva Sobrinho e do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo.
Parentes
Uma das ações trata da contratação do comerciante Marcos Maia Carneiro e de seu filho Marcos Maia Carneiro Júnior, como prestadores de serviço do Ipem. Os dois eram “funcionários fantasmas” do órgão e são primos de Lauro Maia. As contratações fictícias foram concretizadas por Rychardson, a pedido do filho da então governadora e por intermédio de Fernando Caldas Filho.
Marcos Maia foi contratado de abril de 2008 a julho de 2009, e Marcos Maia Júnior de de setembro a dezembro de 2007, ambos receberam indevidamente um total de R$ 14.420,30. “Esses aí nenhum dos dois trabalhava. (…) Lauro foi e mandou empregar ele lá, (…) O filho dele nunca trabalhou. E ele foi lá só as primeiras semanas e foi embora”, admitiu Rychardson de Macedo, em depoimento prestado dentro do acordo de delação premiada.
Já Ivanise Medeiros foi contratada por intermédio de seu marido, Glênio Lindbergh Maia, parente de Lauro Maia e assessor do desembargador Amaury de Sousa Sobrinho. Ela também não comparecia para trabalhar, apesar de ter recebido, entre 2007 e 2008, salários totalizando R$ 8.091,95. As ações apontam ainda a contratação, pelo Ipem, de uma tia e uma prima da esposa de Lauro Maia, além de uma enfermeira da família.
Justiça
De acordo com o MPF, Lauro Maia e Fernando Caldas Filho, na condição de advogados, tinham interesse em manter boa relação com integrantes da Justiça Estadual. Daí viabilizarem a contratação de pessoas ligadas a desembargadores.
“As pessoas relacionadas ao Poder Judiciário, ao prestarem depoimento ao Ministério Público Federal, procuraram atribuir a sua indicação para prestação de serviços ao Ipem/RN a um terceiro ou a uma suposta seleção com base em análise de currículo. No entanto, nem os terceiros apontados tinham influência política sobre o Ipem/RN nem tal entidade selecionava pessoas mediante exame curricular”, destacam as ações do MPF.
Márcia Gadelha, cunhada de Expedito Ferreira, foi uma das contratadas como prestadora de serviços sem nunca ter comparecido ao trabalho. Ela assinou dois contratos e um aditivo, entre junho de 2007 a junho de 2009, tendo recebido pelo menos R$ 16.800 nesse intervalo. “Nunca nem vi essa mulher. Entreguei o contrato. Assinou e só recebia”, indicou Rychardson de Macedo.
Diárias
Já os casos de Sayonara Rosado, filha de Francisco Saraiva Sobrinho, e de Iuri Melo, sobrinho do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo, incluem pagamentos indevidos, inclusive de diárias, para completar o salário acertado por Rychardson com Lauro Maia e Fernando Caldas Filho. Sayonara foi inicialmente contratada como prestadora de serviço, embora exercesse de fato a função de estagiária de Direito. Ela assinou dois contratos de março de 2008 a março de 2010.
Em junho de 2009, o Ipem não pôde mais assinar contratos diretos com os supostos prestadores de serviço. A partir de julho daquele ano Sayonara Rosado passou formalmente para o quadro de estagiários do instituto, contudo, para manter o compromisso assumido perante Lauro Maia e Fernando Caldas Filho, Rychardson de Macedo concedeu indevidamente uma diária de R$ 550, sem que a mesma tivesse viajado a trabalho.
Posteriormente, o então diretor ordenou que parte dos pagamentos do Ipem à FF Construções e Serviços Ltda. (empresa que supostamente terceirizava pessoal para o órgão) fosse destinado a complementar os ganhos da estagiária. Assim, foram desviados em favor dela pelo menos R$ 1.190.
Já Iuri Melo foi admitido como estagiário quando havia acabado de ingressar no curso de Direito, exercendo a função de 2009 a 2010. Sua bolsa de estágio era de aproximadamente R$ 690. Para garantir uma remuneração maior, conforme acertado com Lauro Maia e Fernando Caldas Filho, o diretor do Ipem concedeu duas diárias indevidas, cada uma de R$ 315.
“Essa Sayonara é filha do desembargador Saraiva. Esse nome veio via Fernando. Não só ele como outras pessoas que o senhor deve perguntar aí que era ligada, vinha via tribunal (…) Fernando, quando vinha, ele botava o salário que eu tinha que pagar. Quando num dava pra mim pagar eu complementava com diária”, explicou Rychardson de Macedo.
Pecado Capital
Os réus incluídos nas ações responderão por enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação a princípios da administração pública; além de crimes como estelionato qualificado e peculato. Em relação a Rychardson de Macedo, o MPF requer a aplicação de penas mais brandas, em face da colaboração do mesmo quanto ao esclarecimento dos fatos.
De acordo com as informações colhidas na Operação Pecado Capital, sem o apoio de Lauro Maia e a intermediação de Fernando Caldas Filho, Rychardson de Macedo não teria condições de montar e operar o esquema de desvio de recursos públicos do Ipem/RN em favor de Gilson Moura e dos próprios Lauro e Fernando Caldas Filho. Esses dois teriam trabalhado nos bastidores do Governo do Estado para garantir a montagem e a continuidade do esquema.
A indicação dos “funcionários fantasmas” da cota de Lauro Maia ocorria através de Fernando Caldas Filho. “Fernando vinha, chegava lá: ‘Olha, Rychardson, coloque mais essas três pessoas aqui, dos vinte nomes que eu tenho que botar aí. Tá aqui os vinte nomes. Bote o salário de tanto e tanto’. Aí eu: ‘Beleza’. No outro dia a pessoa chegava lá, assinava o contrato, botava na folha”, resumiu o ex-diretor do Ipem/RN.

DENÚNCIA GRAVÍSSIMA Henrique Alves recebeu R$ 8,5 milhões de empresas envolvidas no caso “Petrolão”

RTJRTRYJ
Ciro Marques
Repórter de Política
O depoimento prestado pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmando que o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, era um dos beneficiários dos recursos desviados da maior estatal brasileira, pode não ser o único fato que liga o peemedebista a um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do País. Observando a prestação de contas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do, agora, ex-candidato ao Governo do RN, é possível constatar mais de 10 doações de empresas também citadas no esquema. O montante doado chegou aos R$ 8,5 milhões.
É importante ressaltar que o “Petrolão”, como ficou conhecido o escândalo, ocorreria, justamente, por meio da doação dessas empresas a candidaturas de políticos do PT, PMDB e PP. As empresas doariam um percentual do valor do contrato – superfaturado – firmado com a Petrobras.
E Henrique, que recebeu mais de R$ 23 milhões em doações durante a campanha (o adversário dele, Robinson Faria, que ganhou a disputa, recebeu R$ 11,8 milhões), teve como maior doadora, justamente, a Odebrecht S/A, uma das citadas no “Petrolão” como beneficiária do superfaturamento e pagadora da propina em forma de doação de campanha.
A suspeita sobre a empresa é tamanha, inclusive, que a Odebrecht – que não tem obras de destaque no RN, nem contratos milionários com o poder público local – é investigada em um inquérito à parte pela Polícia Federal, devido aos indícios de “peculato e lavagem de dinheiro” em sua gestão. A marca foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão realizados pela PF no último dia 14, mas não chegou a ter seus executivos presos.
Contudo, a campanha de Henrique não foi financiada apenas por essa empresa dentre as que foram citadas no “Petrolão”. O peemedebista recebeu recursos também da OAS, da Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e da Andrade Gutierrez.
Desses, destaque para a OAS, que chegou a ter quatro executivos seus presos há duas semanas, na nova ação da PF ainda por desdobramento da Operação Lava Jato. A construtora doou R$ 650 mil para a campanha de Henrique Alves no RN.
A Queiroz Galvão, construtora responsável pelas obras de mobilidade urbana em Natal, foi a que mais doou para o peemedebista depois da Odebrecht. Foram pouco mais de R$ 2 milhões doados pela empresa à candidatura de Henrique.
Galvão Engenharia também apareceu na lista, tendo doado R$ 200 mil para a campanha do PMDB na disputa pelo Governo do Estado. A Andrade Gutierrez, que foi citada, assim como Henrique Eduardo Alves, no primeiro depoimento de Paulo Roberto Costa à Polícia Federal, doou R$ 100 mil para “Henrique Governador”.
CHEQUES
Essas doações, vale destacar, foram feitas todas por meio de cheques enviados ao Diretório Estadual do PMDB, presidido pelo próprio Henrique Eduardo Alves. Boa parte deles, inclusive, enviados já no segundo turno, mesmo diante da ameaça de derrota do peemedebista. A Odebrecht, por exemplo, enviou R$ 3 milhões para a campanha de Henrique já na última semana de campanha. Foram quatro cheques enviados do dia 22 ao dia 26 (um de um milhão de reais, dois de quinhentos mil e um de dois milhões).
A Queiroz Galvão demorou ainda mais. Enviou o último cheque, de R$ 90 mil, já no dia 27 de outubro, um dia depois da campanha eleitoral ter terminado – e Henrique, ter perdido a eleição. Os outros cheques, no valor de R$ 1 milhão cada, foram assinados e repassados ao peemedebista em agosto e setembro.
Além disso, destaca-se que, apesar das quantias volumosas, essas não são as únicas doações feitas por essas empresas ao partido. Representam, apenas, os que foram doados e repassados para os cofres do peemedebista que disputou o Governo do RN.
BANCOS E CONSTRUTORA
É claro que Henrique Eduardo Alves não recebeu doações apenas das construtoras envolvidas no escândalo da Petrobras. Para chegar a R$ 23 milhões, o peemedebista precisou da ajuda de muitas outras empresas. A JBS, por exemplo, responsável pela marca Friboi, doou R$ 2,75 milhões para o peemedebista. A Telemont Engenharia e Telecomunicações foi a terceira maior doadora, com R$ 2,03 milhões.
Apesar dessas duas, os principais doadores da campanha de Henrique são de três segmentos bem específicos: bancos, construtoras e empresas da indústria farmacêutica. Dentre os bancos, exemplos são o Bradesco (quase R$ 600 mil); BTG (R$ 300 mil); Itau (R$ 300 mil) e Barrasul (R$ 150 mil). As construtoras, além das citadas no esquema da Petrobras, destaque para a carioca Christiane Nielsen Engenharia (R$ 300 mil) e MAF Projetos e Obras (R$ 200 mil). Da indústria farmacêutica, destaque para a Recofarma (R$ 400 mil) e Macer Droguista (R$ 32 mil).
ALIADA
É importante lembrar que Henrique não foi o único a receber doações de campanha de empresas envolvidas no chamado “Petrolão”. A companheira dele de chapa, Wilma de Faria (PSB), que foi candidata ao Senado Federal, também teve parte da campanha financiada por empresas suspeitas. Foram quase R$ 3,5 milhões doados por elas.
Queiroz Galvão e OAS têm contratos milionários com Governo e PMN
Responsável por garantir mais de R$ 2,6 milhões da campanha milionária de Henrique Alves ao Governo do RN, a Queiroz Galvão e a OAS são “velhas conhecidas” do eleitor natalense e potiguar – e não ganharam fama apenas pelo envolvimento no escândalo da Petrobras. Afinal, as duas construtoras foram as contratadas para realizar grandes obras públicas em Natal para deixá-la pronta para a Copa do Mundo.
O contrato da OAS é mais antigo e data de 2011, quando ela foi a escolhida para construir a Arena das Dunas. Alias, escolhida não seria bem a palavra, afinal, a OAS foi a única que apresentou proposta para construir o estádio – apenas ela e a Queiroz Galvão se inscreveram, mas esta não apresentou proposta alguma.
Competindo sozinha, então, a OAS venceu a licitação e entregou um estádio de R$ 396 milhões. A obra, no entanto, custará mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos estaduais. Afinal, o Governo precisou fazer um financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pagar o estádio e, devido aos juros, a obra custará essa quantia.
Além disso, a OAS também terá direito de explorar a Arena multiuso durante 30 anos e, caso não tenha o lucro esperado por meio da venda de ingressos e aluguel, o Executivo Estadual pagará o restante que falta para a empresa. O contrato, de tão vantajoso para a OAS, já virou até motivo de inspeção e crítica por parte do Ministério Público de Contas, que não compreende porque o Governo do Estado firmou tal parceria tão pouco rentável.
No caso da Queiroz Galvão, a contratação é mais recente – e menos polêmica. A empresa foi contratada em setembro de 2013, para viabilizar as obras de mobilidade urbana do entorno da Arena das Dunas. Foram cinco túneis e dois viadutos ao redor do estádio. No total, a obra custou R$ 222 milhões para os cofres públicos da Prefeitura de Natal.
É importante lembrar que capital do Estado começou essas obras de forma muito tardia e, quase, perdia o recurso disponibilizado por meio do Governo Federal através da “Matriz da Copa”. A perda só não foi concretizada porque Henrique, como presidente da Câmara Federal, teria utilizado sua influência em Brasília para agilizar o processo e viabilização as ações de mobilidade urbana.
Candidato do PMDB arrecadou R$ 23 milhões e gastou R$ 26 milhões
A campanha de Henrique Eduardo Alves foi a mais rica do Rio Grande do Norte. Contudo, mais do que rica, ela foi também a mais cara do Estado. Explica-se: “Henrique Governador” arrecadou R$ 23 milhões, mas gastou R$ 26 milhões. Ou seja: o peemedebista teve R$ 3 milhões a mais em despesas do que o valor arrecadado durante o período eleitoral.
Dentre as despesas da campanha de Henrique, destaque para duas: os gastos com marketing e produção de vídeo. A Art & C Marketing Político, empresa da família da mulher do peemedebista, consumiu R$ 1,2 milhão do que foi arrecadado pelo candidato para a campanha. Os valores foram pagos na última semana antes da votação de segundo turno.
A Art & C, no entanto, não representou uma despesa tão grande quanto a da Assaf e Souza Comunicação. A empresa, do marketeiro Adriano de Souza, responsável pela produção dos programas de rádio e televisão de Henrique, custou R$ 3,6 milhões para os cofres da campanha. Desse total, R$ 1,3 milhão foi pagos, apenas, nos últimos quatro dias antes da votação em primeiro turno. Até porque o marketeiro acabou sendo dispensado no início do segundo turno e não participou da reta final da disputa pelo Governo do RN.
E vale destacar que Henrique pagou também a Gillliano Midson de Paiva Souza ME e a Lua Nova Produções LTDA pelos vídeos e programas de televisão que foram ao ar durante a disputa eleitoral. A Gillliano, a campanha de Henrique pagou R$ 300 mil. A Lua Nova, foram mais R$ 650 mil. Somando tudo, pode-se dizer que o peemedebista gastou quase R$ 5 milhões só com propaganda eleitoral na TV e no rádio nesta campanha.
Henrique gastou R$ 1 milhão com pesquisas do Ibope, Consult e Item
A campanha de Henrique Eduardo Alves gastou muito com marketing e produção de programas eleitorais. Contudo, dentre a extensa relação de despesas dele, não é só isso que salta aos olhos. Durante os quase 4 meses de disputa eleitoral, o peemedebista gastou também, e muito, com “pesquisas ou testes eleitorais”. Dentre os institutos recebedores da campanha do candidato a governador, destaque para o Ibope, Consult e Item.
O que mais chamou a atenção desses três, no entanto, foi o Ibope. Afinal, para quem não lembra, foi esse instituto que publicou, no início do segundo turno, uma pesquisa eleitoral que colocou Robinson Faria na frente. Os números acabaram sendo utilizados exaustivamente pelo marketing do adversário, para aumentar o sentimento de vitória em torno dele. A Henrique restou divulgar vídeo pedindo aos eleitores não se deixarem “abalar” pelo levantamento, afirmando que o Ibope “também erra”.
Além do Ibope, Henrique também pagou a Erivaldo Trindade de Araújo (nome de registro do Instituto Item), Consultoria e Pesquisa Técnica (Consult) e Marcia Câmara de Figueiredo (popularmente conhecida como Perfil) por “pesquisas ou testes eleitorais”. A Perfil, por sinal, foi a que mais recebeu da campanha de Henrique, mas foi a única que não divulgou pesquisa aberta durante toda a campanha – Consult e Item fecharam também com veículos de comunicação durante a eleição. De qualquer forma, o fato é que a Perfil recebeu R$ 354 mil de Henrique, em montantes que variaram de R$ 6 mil (no dia 21 de outubro) a R$ 53 mil (no dia 1º de outubro).
A Erivaldo Trindade, também conhecido como Item, recebeu outros R$ 60 mil de Henrique. O instituto, inclusive, gerou polêmica ao divulgar uma pesquisa a pedido de um blog local onde o resultado deu Wilma de Faria (aliada de Henrique) empatada com Fátima Bezerra (aliada de Robinson) na disputa pelo Senado nas vésperas da eleição em primeiro turno. Quando abriram as urnas, a vantagem de Fátima foi de mais de 160 mil votos.
A Consultoria e Pesquisa Técnica, que os eleitores conhecem também como Consult, foram outros R$ 109 mil. Vale lembrar, que a Consult também chegou a divulgar pesquisas de intenção de voto durante o primeiro turno a pedido de veículos de comunicação. E, em todos os levantamentos, o peemedebista Henrique esteve na frente com ampla vantagem.
POLÊMICAS 
Destaque que, neste ano, as pesquisas eleitorais chamaram bastante a atenção pela disparidade de um resultado com outro e, principalmente, pela diferença entre os números previstos e os que se confirmaram nas urnas. Tanto foi assim que Robério Paulino, candidato do PSOL, chegou a ingressar com uma representação no Ministério Público solicitando a abertura de inquérito para apurar o caso. Robério não teve mais de 5% das intenções de voto em nenhum levantamento, mas chegou a quase 10% quando as urnas foram abertas.

Robinson Faria vai a estados vizinhos sondar parcerias e conhecer projetos de sucesso

uyol78ol78
Alex Viana
Repórter de Política
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, irá a Fortaleza, no Ceará, no início desta semana, para uma audiência com o governador Cid Gomes (PROS). Ele também deverá visitar os Estados de Pernambuco e da Paraíba neste início de dezembro. O objetivo é aprofundar informações sobre projetos vitoriosos que deseja implantar durante a sua gestão, como “Ronda do Quarteirão”, e sondar parcerias que visem a diminuir a fronteira entre os estados, sobretudo no campo econômico.
A informação foi revelada esta manhã pela equipe de transição do governo. Já nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o futuro governador do Estado terá uma audiência, às 15 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado do Ceará. O encontro está agendado e será diretamente com o governador Cid Gomes.
O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.
Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.
No Ceará, o Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura.
As características do Ronda tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional.
Inicialmente, o programa implantou cinco áreas de Fortaleza como projeto piloto, que teve a diversidade como fator de escolha – uma área muito pobre, área pobre, área de classe média, área nobre e área residencial de população com predominância operária, com grande fluxo de pessoas e cidades dormitório, foram os aspectos escolhidos por decisão do chefe do Poder Executivo cearense.
OUTROS DESTAQUES
Além de conversar sobre o Ronda do Quarteirão, a audiência de Robinson com o governador Cid Comes visa a conhecer um pouco mais da expertise do governo cearense no enfrentamento a outros problemas comuns entre os estados. Programas nas áreas de educação e saúde, bem como desenvolvimento econômico estarão na pauta entre o governo que saí no Ceará, e o que entra no RN.
O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, é do PT, e Robinson também estuda a possibilidade de criar parcerias. No Rio Grande do Norte, o Partido dos Trabalhadores é parceiro do governo Robinson e o fato de Camilo pertencer à legenda facilitará os entendimentos, na visão de integrantes da equipe de transição do futuro governo potiguar.
Com o futuro governo do Ceará, a tomar posse, assim como ele, em janeiro que vem, Robinson pretende firmar parceria para tentar diminuir a fronteira entre Mossoró e Ceará, com investimentos focados no polo cimenteiro, por exemplo.
PE E PB
Ainda neste mês de dezembro, Robinson deverá visitar os Estados da Paraíba e de Pernambuco. A ideia de visitar esses estados é, também, conhecer projetos vitoriosos. Ambos estados têm parcerias de sucesso no campo do desenvolvimento econômico, a exemplo de um distrito industrial em comum, no setor automotivo.
Tal parceria entre a Paraíba e o Ceará permite, por exemplo, que os dois estados produzam peças para o pólo automobilístico, sem haver concorrência entre as duas federações. Enquanto que as fábricas existentes em Pernambuco desenvolvem determinadas peças, as outras são feitas na Paraíba, e vice e versa.
Entre os benefícios de tal parceria, na qual Robinson pretende se inspirar para propor projetos semelhantes à frente do governo do RN, está evitar brigas em torno da arrecadação de ICMS entre os estados e também acabar com a fronteira física entre os Estado, diminuindo as distâncias entre eles.
Transição quer receber relatórios de outras áreas do Governo do RN
O governador eleito, Robinson Faria, avalia como positiva a iniciativa de setores do governo Rosalba Ciarlini (DEM) no sentido de apresentar relatórios circunstanciados da situação do Estado. Na semana que passou, o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, entregou a Robinson um relatório situacional, onde apontou o quadro da área e fez revelações úteis, como informar a existência de um débito de R$ 90 milhões a ser herdado pelo futuro governo.
Na semana que finda, a equipe de transição do governo também recebeu informações sobre o programa “RN Sustentável”, que faz parte do empréstimo de 540 milhões de dólares tomados pelo governo do RN com aval do Tesouro Nacional ao Banco Mundial. Pelo projeto, a ter início no começo da gestão Robinson com uma auditoria na folha de pagamento do Estado, o governo terá investimentos em diversos setores, com destaque para as áreas de apoio às cadeias produtivas do Estado bem como melhoria das condições de infraestrutura da máquina de serviços públicos estatal e modernização da gestão.
A expectativa da equipe de transição do futuro governo é continuar recebendo relatórios setoriais nesta semana. Há ainda informações que não chegaram à equipe. Outra preocupação da equipe é quanto às ações e medidas iniciais do governo Robinson Faria. O grupo já trabalha a confecção das medidas, que serão implantadas já a partir de janeiro que vem. Pelo trabalho realizado até agora, Robinson considera satisfatório, de acordo com informações obtidas junto à equipe de transição do futuro governo.