JORNALISTAS DO RN PERSEGUIDOS NA JUSTIÇA VIRAM MANCHETE MUNDIAL

Fotos Montagem do Blog

A organização internacional que trabalha na proteção de jornalistas e direitos humanos, Repórteres Sem Fronteiras, denunciou nesta quarta-feira, 21, o caso dos escribas do Rio Grande do Norte, Josi Gonçalves e Francisco Costa.
Eles enfrentam 11 processos judiciais por crimes ditos contra a honra movidos por autoridades públicas de São Gonçalo do Amarante, município de 100 mil habitantes, a 17 Km de Natal, no Rio Grande do Norte.
Grande parte dos processos está relacionada à publicação de reportagens com denúncias sobre suspeitas de casos de corrupção na cidade.
“A Repórteres sem Fronteiras condena veementemente as pressões exercidas pelas autoridades de São Gonçalo do Amarante sobre Francisco Costa e Josi Gonçalves e pede que as ações sejam retiradas”, declarou Emmanuel Colombié, diretor do escritório para a América Latina da organização.
“O número de processos movidos contra os jornalistas é totalmente aberrante, se trata de uma clara campanha de intimidação para tentar silenciar esses comunicadores. Os políticos e autoridades públicas devem estar sujeitos a um maior grau de escrutínio por parte da imprensa e da sociedade em geral, e devem se mostrar mais tolerantes diante de críticas”.
BARULHO MUNDIAL – A denúncia foi reproduzido por vários jornais e agências de notícias do mundo.
O portal UOL, um dos maiores da América Latina também publicou a denúncia.
Em Barcelona na Espanha, o “La Vanguardia”, escreveu: “RSF denuncia la persecución judicial de dos periodistas brasileños”
do Fala RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário