Viana denuncia: Governo Temer está vendendo o Brasil

manifestação soberania bandeira
O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou a criticar fortemente o governo Michel Temer pela adoção de medidas e políticas públicas que afrontam a soberana nacional, como a venda de empresas aéreas e terras a estrangeiros, além da reabertura da mineração na Amazônia. “É um crime lesa-pátria: estão pondo o Brasil à venda”, alertou, em discurso na tribuna do Senado, nesta terça-feira, 11 de abril. “Nós não podemos seguir essa marcha da insensatez”.
“Esse projeto de mineração é criminoso”, destacou. “Está escrito na Constituição que o solo e o subsolo são parte da soberania nacional. Quem é que vai fazer a defesa dos 25 milhões que vivem na Amazônia quando empresas, grandes corporações estrangeiras chegarem lá para levar a riqueza que nós temos?”
“Àqueles que ainda têm fé a esperança, àqueles que ainda têm amor por este país, eu faço um apelo: vamos fazer valer aquele nacionalismo que está dentro da gente, independente de outras posições divergentes, e pôr um freio”
Senador Jorge Viana (PT-AC)
Segundo o parlamentar, um ano depois de o país assistir à votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff pela Câmara, o Brasil está sendo colocado à venda pelo governo ilegítimo. “Àqueles que ainda têm fé a esperança, àqueles que ainda têm amor por este país, eu faço um apelo: vamos fazer valer aquele nacionalismo que está dentro da gente, independente de outras posições divergentes, e pôr um freio”, disse.
Viana listou algumas das medidas do Palácio do Planalto que considera uma ameaça aos interesses nacionais, como a abertura total do mercado aéreo às empresas estrangeiras. “Não há nenhuma grande nação no mundo que não tenha uma grande companhia aérea. Isso é um fato. Nenhuma”, alertou. “Estão pondo à venda todas as companhias aéreas do Brasil”.
O senador também condenou o projeto que autoriza a mineração na Amazônia. “Parece que não aprendemos com a Serra Pelada, com Roosevelt, com os desastres que temos vivido, com invasões de terras indígenas, com a mazela humana e com o desrespeito com o patrimônio nacional”, criticou. Ele lamentou a destruição do Estado brasileiro.
“A Petrobras está sendo dilapidada, depreciada, para certamente, depois, o governo pôr à venda”, disse. Ele relembrou seu alerta sobre a proposta da Casa Civil de permitir a venda de terras a estrangeiros. “Uma empresa estrangeira, com algumas moedas, vai poder comprar uma área no Brasil maior do que a soma de muitos países da Europa e do mundo”, denunciou.
“É esse o país que nós queremos? Estão pondo à venda o Brasil na pior hora, no pior momento”, advertiu o parlamentar, ressaltando que o país tem hoje 13,5 milhões de desempregados, dívida crescente e um déficit que o governo não consegue justificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário