Dnocs divulga levantamento parcial dos açudes do Rio Grande do Norte

Dnocs divulga levantamento parcial dos açudes do Rio Grande do NorteO Departamento Nacional de Obras Contra as Secas confirmou uma lista parcial dos açudes no Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (16). De acordo com o engenheiro Aldo José Fernandes Ribeiro Dantas, responsável pela listagem no setor do (DNOCS), o açude Açu, formado pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, situado os municípios de Assu e São Rafael, segue sangrando, no entanto, o nível de água que havia atingido 95 cm no último dia 8, teve o seu volume diminuído para 55 cm.
No município de Assu, situado a 207 km de distância de Natal, o açude Mendubim apresenta 91,78% de sua capacidade máxima, restando 69 cm para o início da sangria. Já no açude Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros, o nível de água aponta 76,55% de sua capacidade máxima, restando ainda 1 metro e 24 centímetros para o início da sangria.
Em Currais Novos, localizado a 172 km da capital potiguar, o açude Dourado possui 78,89% da capacidade máxima, o que indica 74 cm para a sua sangria. Outros dois açudes se encontram em situações idênticas, onde o açude Currais Novos atingiu 100% de sua capacidade e iniciou o sangramento com 1 centímetro de volume, assim como o açude Tororó.
O açude Cruzeta, na cidade Cruzeta, situado a 219 km de distância de Natal atingiu a sua capacidade máxima (100%) e continua sangrando com 12% do volume.
O engenheiro Aldo José Fernandes Ribeiro Dantas lembrou que o nível dos açudes quando comparados em centímetros são divulgados de forma instantânea, por isso, o quadro pode mudar em qualquer momento de acordo com o volume de água.
Gargalheiras
Segundo o último levantamento divulgado pelo DNOCS, no dia 13 deste mês, 83 centímetros separavam o volume de água para início da sangria. Nesta tarde, um boletim sobre o açude Marechal Dutra deverá ser divulgado.

DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário