Cerimônia de abertura do Jerninhos reúne atletas e familiares

Jerninhos é considerado o maior evento esportivo para alunos do Ensino Fundamental do Estado. Foto: José Aldenir
Na manhã deste sábado (8), foi dado o pontapé inicial da 19ª edição dos Jerninhos, os Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte. A cerimônia de abertura dos jogos foi realizada no ginásio do Colégio Henrique Castriciano e contou com a participação de centenas de atletas, professores e familiares. Este ano, a edição conta com o maior número de escolas participantes.
São 85, sendo 15 a mais que o ano passado. Ao todo, são aproximadamente 1,6 mil atletas de escolas municipais, estaduais e particulares, inscritos para competir em 16 modalidades: Atletismo, Basquete, Capoeira, Futsal, Futebol, Handebol, Judô, Karatê, Ginástica Artística, Queimada, Natação, Tênis de Mesa, Takedown, Voleibol, Xadrez e Badminton, que foi incluída esse ano.
A competição é dividida em duas categorias. A categoria I, que envolve alunos com idades entre 8 e 9 anos, é realizada na forma de festival esportivo, onde não há competição e todos os atletas recebem medalhas. Já a categoria II envolve atletas de 10 a 11 anos, com disputa de medalhas. Neste sábado haverá disputas no Futsal no Ginásio do Henrique Castriciano, Voleibol, no Ginásio do Colégio Contemporâneo Potilândia, Basquete, no Ginásio do CEI Mirassol, Judô, no Ginásio do Colégio Maristela, e Tênis de Mesa, no Henrique Castriciano. No domingo (9), haverá disputas no Karatê, no CAIC Lagoa Nova, Natação, no Colégio FACEX, e o Futsal, no CAIC Lagoa Nova.
O secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, considera que os Jerninhos se revestem não de um caráter competitivo, mas de um caráter lúdico, prazeroso, ocupacional e, principalmente, motivacional. Para o secretário, o evento, que está em sua 19ª edição, já está consolidado no calendário de atividades da Secretaria. “O Jerninhos é um celeiro de atletas do nosso Estado e estão serão os futuros representantes do nosso Estado e do nosso país nas mais diversas modalidades esportivas”, disse.
Joaquim Oliveira destacou a importância do ingresso, o quanto antes, das crianças nas atividades esportivas para a formação delas por meio da socialização e da ocupação física. “As crianças, desde cedo, criam gosto pelo esporte e pela atividade física e sabemos que nessa etapa da vida, a brincadeira é muito importante para a criança. Os Jerninhos consegue congregar crianças de 85 escolas, em situações diferentes, possibilitando a socialização, o brincar ao redor dos esportes, ocupa a criança sadiamente, motiva a crescer no mundo do esporte e, principalmente, começa a educar o físico para o desenvolvimento pleno do ser humano”, destacou o secretário adjunto de Esporte do Estado.
Segundo o coordenador de Esporte Escolar (Codesp), da Secretaria de Estado da Educação, Gileno Souto, todas as disputas acontecerão nos finais de semana dos próximos três meses, para não prejudicar o calendário letivo das escolas. Hoje, o grande desafio é como promover atividades sadias de integração com os outros que promovam vida. “O que vemos muitas vezes são atividades individualistas, egoístas, voltadas para o consumo, mas numa atividade como os Jerninhos, o que vale é a confraternização, é a brincadeira, é o ter mais amigos, é o criar essa rede que sustenta a criança por se saber querida, aceita e valorizada e saber que ela é capaz de interagir com os demais”, afirmou Gileno Souto.
O empresário Oswaldo Figueiredo foi acordado logo cedo na manhã deste sábado pelo filho Oswaldo Júnior para ir à abertura dos Jerninhos. O filho, de oito anos, estuda no 3º ano do Ensino Fundamental da Facex e compete pelo segundo ano consecutivo nos Jogos estudantis. Ele é o goleiro da equipe de Futsal da Facex e o pai conta que ele estava, há dias, ansioso pelo início dos jogos.
“É importante para formação da criança enquanto indivíduo, pois é através dos esportes que as crianças adquirem valores fundamentais para a formação delas, como o trabalho em equipe e a liderança. Enquanto pai, torço para que ele ganhe nas competições, muito embora isso seja o menos importante. Os Jerninhos é um evento integrativo e muito importante para os atletas, que convivem com crianças de níveis sócio-econômicos diferentes”, destacou o pai Oswaldo Figueiredo, orgulhoso pela participação do filho na competição.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário