Aeroporto do RN espera recuperação após pior semestre dos últimos anos

Aeroporto Internacional Augusto Severo, na Grande Natal (Foto: Canindé Soares)
Com 103.405 passageiros a menos no primeiro semestre do ano em comparação com 2011, o aeroporto Augusto Severo, localizado em Parnamirim, na Grande Natal, espera recuperar o déficit de 2013 com os oito novos voos que começaram a operar no dia 1º de julho. Mesmo reconhecendo a redução dos números, o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Rio Grande do Norte, Usiel Vieira, acredita que o terminal fechará 2013 com movimentação próxima do que se teve no fechamento do ano passado, quando foram recebidos R$ 2,6 milhões de passageiros, com crescimento de 2,8% em relação a 2011.

A expectativa está em oito voos operados pela empresa Azul/Trip que ligam a capital potiguar aos aeroportos de Guarulhos, Fortaleza e Campinas. "Esperamos recuperar os passageiros do semestre e fechar 2013 com o mesmo número do ano passado", afirma. A perda semestral em relação a 2012 foi de 5,75%. "Apesar da queda, a trajetória tem diminuído. Nos cinco primeiros meses estava na casa dos 6% e no sexto mês melhorou", ameniza Vieira.

As perdas no primeiro semestre vêm se acentuando desde 2011, quando o volume de passageiros foi de 1.320.588. No ano passado a movimentação caiu para 1.291.430 e, em 2013, o número despencou para 1.217.183. Levando em conta os seis primeiros meses do ano, Natal teve a maior queda percentual do Nordeste nos últimos dois anos (-7,8%). Na região só Salvador (-2,3%) e Teresina (-0,2%) seguiram essa tendência.


Destinos turísticos concorrentes como Maceió (+22,5%), João Pessoa (+9,7%), Fortaleza (+3,1%) e Recife (+2,7%) apresentaram crescimento no número de passageiros do primeiro semestre de 2013 em relação ao primeiro semestre de 2011. Mesmo assim, Natal ainda se mantém como a 4ª capital do Nordeste mais visitada no semestre, atrás de Salvador, Recife e Fortaleza.

Voos domésticos puxam queda
Embora tenha perdido passageiros no primeiro semestre, o aeroporto Augusto Severo fechou o ano passado com crescimento de 2,8% a frente de 2011, passando de uma movimentação de 2,5 milhões para 2,6 milhões de pessoas. "Vínhamos em um patamar de dois dígitos de crescimento e tivemos essa queda", explica Usiel Vieira.

A redução tem sido sentida sobretudo pelas perdas nos voos domésticos, que seguravam a crise do turismo internacional iniciada em 2006, quando o número de passageiros internacionais começou a cair. "No consumo interno isso se dá pela diminuição do número de assentos disponbilizados pelas empresas aéreas", afirma o superintendente da Infraero no RN, que aposta nos novos voos para melhorar os números.

O aeroporto Augusto Severo terá a operação comercial encerrada em 2013, passando as atividades de voos comerciais para o terminal de São Gonçalo do Amarante, cidade que também fica na Grande Natal.
Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário