Lula recebe homenagem no Senado e alerta para risco da negação da política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado nesta terça-feira (29) com a Medalha Ulysses Guimarães concedida pelo Senado Federal a lideranças nacionais em comemoração aos 25 anos da Constituição, comemorados neste mês de outubro.


A dedicação e a contribuição do ex-sindicalista na formulação do texto constitucional foram lembradas e reverenciadas pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e pelo ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), este último também homenageado na cerimônia.
Em seu discurso, o ex-presidente Lula disse que com a nova Carta Constitucional o Brasil “refundou a democracia” ao estabelecer que o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos.
Lula fez questão de desmistificar o discurso de que o PT não assinou a Constituição . “Uma mentira contada muitas vezes, torna-se verdade”. Ele esclareceu que a bancada do PT tinha o seu próprio projeto, mas que assinou a Carta porque o partido participou da elaboração da Constituição de 1988. “Na época, o PT só tinha 16 deputados, mas agia como se tivesse 470. Chegamos ao Congresso com um projeto de Constituição e de Regimento Interno prontos”, ressaltou Lula.
O ex-presidente lembrou ainda que todas as bandeiras empunhadas pelo PT, principalmente em relação às políticas sociais e contidas no texto constitucional, o seu governo implementou.
“Grande parte de todas as políticas sociais que colocamos em prática no Brasil estão contidas na Constituição. E essa Constituição continua sendo seguida pela presidenta Dilma que está aprofundando o combate à miséria neste País”, assegurou Lula.
Para o ex-presidente, a elaboração da nova Carta Magna foi um “momento extraordinário” que o Congresso Nacional viveu. Ele alertou para o risco da negação da política. “Penso que na história deste País, se a juventude brasileira lesse a biografia de Getúlio Vargas, de Juscelino Kubistchek e outros políticos, possivelmente não desprezaria a política e a imprensa não iria avacalhar a política como faz hoje. Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, que a negação da política trouxe algo melhor que a política. O que aparece sempre quando se nega a prática política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, alertou Lula.
(Benildes Rodrigues -PT na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário