Dnit vai publicar edital para obra entre Natal e Parnamirim

Com obras de infraestrutura, problema de trânsito deve ser resolvido no acesso a Nova Parnamirim
O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, anunciou ontem que será publicado na próxima segunda-feira, o Diário Oficial da União, o edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a abertura do processo licitatório para a realização de obras viárias na BR-101, entre Natal e Parnamirim. 

O projeto prevê a execução de obras complementares e de adequação de capacidade do trecho de 13 quilômetros que vai do Viaduto de Ponta Negra até o acesso a Pium, depois da Cohabinal, na altura da Cidade do Vaqueiro, conforme declarou o deputado federal.
Henrique Eduardo Alves frisou que a publicação do edital traz um alento à população que sofre diariamente com os problemas de congestionamento do tráfego na ligação entre Natal e Parnamirim, afetando todas as comunidades localizadas às margens da BR, incluindo bairros como Emaús, Nova Parnamirim e Neópolis. 

“Primeiramente, é necessário pedir desculpas à população pela demora destas obras, mas agora também devo agradecer à presidenta Dilma Rousseff pelo cumprimento da palavra. Finalmente o edital vai sair e os projetos serão executados para melhorar o fluxo no local. Serão realizados os serviços de infraestrutura que o trecho tanto precisa, acabando com o pesadelo das pessoas que utilizam frequentemente aquela rodovia”, afirmou Henrique Eduardo. 

De acordo com o deputado, com a obra, serão eliminados  todos os semáforos dos 13 quilômetros da BR situados no trecho, o que será viabilizado com a implantação de seis viadutos: um na altura do bairro Neópolis; outro no acesso à Avenida Abel Cabral; um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque Estadual Aristófanes Fernandes; mais um, no semáforo que dá acesso à Cohabinal, próximo da Câmara Municipal de Parnamirim; e o último, no acesso a Pium, próximo à Cidade do Vaqueiro.

Segundo Henrique Eduardo Alves, além dos seis viadutos, está previsto no percurso a instalação de um conjunto de cinco passarelas e uma passagem inferior, alcançando a Avenida Maria Lacerda, seguindo até as proximidades do Rio Pitimbu. 

O edital também contemplará a realização de obras destinadas à segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias emergenciais e construção de obras de arte especiais, informou o deputado. A obra será viabilizada em Regime de Diferenciado de Contratação (RDC), cujo valor é sigiloso.

Durante visita realizada em junho, a presidente Dilma Rousseff anunciou ainda para este ano a construção das obras complementares da BR-101, Ao divulgar a publicação da abertura do processo licitatório, o deputado Henrique Eduardo Alves externou sua gratidão à presidente por ter determinado ao DNIT as providências para que a obra se tornasse realidade.
Em matéria publicada no dia 9 de junho, a TRIBUNA DO NORTE informou que o Dnit/RN publicou edital de seleção de empresas de engenharia para, além de propor preço, elaborar projeto executivo da obra e realizá-lo. Na época, a estimativa do órgão era que o empreendimento poderia ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário