No Sul, Dilma fala sobre a ascensão social dos brasileiros

A presidenta Dilma Rousseff participou de comício em Porto Alegre (RS) na noite desta sexta (22), ao lado do candidato à reeleição para o governo do estado, Tarso Genro, e do candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul, Olívio Dutra. Ao discursar para a plateia que ocupou o estacionamento do ginásio Gigantinho, Dilma lembrou os avanços sociais promovidos nos governos dela e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós, quando governamos, fizemos as opções pelo Brasil e pelo povo Brasileiro, para um país cada vez maior e de classe média. Quando nós entramos, 50%, a metade deste país, era de pobres. Hoje, em cada 4 brasileiros, 3 estão nas classes A ou B”.
Dilma falou também sobre uma série de obras que o Governo Federal está financiando no estado e que levarão avanços e melhoria de desempenho do Rio Grande do Sul. Entre as ações está a construção da ponte sobre o Rio Guaíba, antigo sonho da população da capital gaúcha; a Rodovia do Parque; o polo naval do Rio Grande e os estaleiros de Charqueadas e São José do Norte. Mas Dilma falou principalmente sobre a concretização da Ferrovia Norte-Sul, saindo da cidade de Aguiarlândia (PA) e chegando ao porto do Rio Grande (RS).
“Quero estar aqui com vocês quando uma ferrovia que se chama Norte-Sul, mas parava em Anápolis (GO), chegar até aqui. Nós estendemos essa ferrovia e ela vai chegar no porto de Rio Grande cortando todo o Rio Grande do Sul”, destacou. Dilma lembrou que seu palanque é composto por pessoas que lutaram para que o Brasil não desempregasse os trabalhadores enquanto lidava com a crise internacional, e para que não arrochasse salários e nem promovesse tarifaços ou aumentos de impostos.
“Isso era o que eles faziam antes. Somos aqueles que reduziram impostos da cesta básica e da folha de pagamento para que se pudesse empregar mais. Arrochadores de salário não estão aqui. Aqueles que se ajoelharam e quebraram o país por três vezes não estão aqui. Tenho certeza que aqui estão aqueles que acreditam no Brasil. Aqui os pessimistas não têm lugar”, bradou a presidenta.
Verdade
Dilma também celebrou o alcance da meta de oito milhões de matrículas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 500 mil delas só no Rio Grande do Sul. A presidenta revelou que em seu segundo mandato vai ampliar o programa em mais 12 milhões de matrículas, totalizando 20 milhões de brasileiros em cursos técnicos e profissionalizantes até 2018. E lembrou que a oferta de cursos não aconteceu antes porque o governo anterior ao do ex-presidente Lula aprovou lei para proibir o Governo Federal de investir no ensino técnico e profissionalizante.
A presidenta falou ainda sobre o desafio que foi fazer o programa Minha Casa Minha Vida, especialmente pela escala que o programa deveria ter para permitir que as pessoas que ganham menos pudessem adquirir suas casas. “Ninguém resolve o problema da casa própria fazendo 100, 200 casas. O Brasil tem 200 milhões de habitantes e demanda programa do tamanho do país”, destacou Dilma, ao revelar que 3,75 milhões de moradias já foram entregues pelo país afora.
Dilma também lembrou que na eleição do presidente Lula, em 2003, a frase de impacto era que a esperança venceria o medo. E que nestas eleições há um novo desafio a ser superado. “Agora, podem saber, quem vai vencer o pessimismo é a verdade e novamente a esperança. A verdade porque temos o que mostrar. Temos que mostrar esse país que investiu em infraestrutura e tem muito ainda por fazer. Vocês têm de dar ao Tarso Genro e a mim a possibilidade de continuar essa luta que nós começamos. Asseguro a vocês que vamos entregar o Brasil e o Rio Grande do Sul mais rico, mais próspero, mais desenvolvido, mais moderno e mais inclusivo”, concluiu a presidenta.
Autor: Equipe Dilma Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário