Prefeitura instala equipamentos para inauguração da UPA

UPA aguarda apenas a instalação do gerador de energia elétrica para começar o atendimento
Com 90% dos equipamentos já instalados, falta pouca coisa para a Prefeitura de Parnamirim abrir a Unidade de Pronto Atendimento 24h Maria Nazaré dos Santos (UPA), no bairro de Nova Esperança. Nesta semana foi concluída a instalação do aparelho de raios-X digital e dos cilindros de gases medicinais. "Com esses últimos equipamentos, nós só dependemos dos geradores, que estão em processo licitatório  para abrirmos a unidade", explicou o secretário adjunto de saúde, Antônio Brito.
Além de tecnologia moderna para atendimento emergencial, o que pode fazer toda a diferença no momento de salvar uma vida, a UPA Maria Nazaré dos Santos também dispõe de um leque de serviços que evitam ao máximo o deslocamento do paciente para complementar o atendimento em outra unidade de saúde. 

A estrutura sofisticada conta com 30 salas, que disponibilizarão exames clínicos, laboratoriais, farmácia, e comportam classificação de risco, espera, recepção, reidratação, sala vermelha, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, sala de eletrocardiograma, coleta, espera de exames, de Raios-X, odontologia.

A unidade, que é do porte "2", quando estiver em funcionamento deverá prestar cerca de 500 atendimentos por dia. Ela contará com mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de radiologia e assistentes sociais.

Esta será a segunda unidade de pronto-atendimento de Parnamirim. A primeira foi inaugurada em 2009 no bairro Rosa dos Ventos, com recursos próprios da prefeitura. Por esse modelo, criado em 2003 pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento de urgências e emergências, 97% dos casos são solucionados na própria unidade, desafogando o atendimento nos hospitais.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

A expectativa é que a UPA de Nova Esperança comece a funcionar no início do segundo semestre, quando o gerador de energia estiver instalado.

No ano passado, a rede municipal de saúde de Parnamirim realizou mais de 2,4 milhões de procedimentos dos mais simples aos mais sofisticados. Em março deste ano foi implantado um laboratório para realizar exames de citopatologia, feitos durante o preventivo das mulheres para detectar a possível ocorrência de câncer. Com isso, o tempo médio de entrega dos exames caiu de 90 para 20 dias. Mensalmente, são realizados mais de 2.600 exames de preventivo no município.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário