BUMLAI DIZ A MORO QUE NUNCA PEDIU EMPRÉSTIMO PARA O PT

:
O pecuarista José Carlos Bumlai prestou depoimento nesta segunda (30) ao juiz federal Sérgio Moro e disse que não participou de nenhuma negociação para a liberação de um empréstimo de R$ 12 milhões em seu nome que teria sido, supostamente, usado para quitar contas de campanha do PT; ele afirmou que a primeira vez que esteve no Banco Schahin o empréstimo já estava acertado entre PT e o banco; “Só precisavam de um trouxa como eu para assumir”, declarou; “Eu ouvi que estive no banco solicitando esse empréstimo, que eu fui mais de uma vez. Eu nunca solicitei esse empréstimo”, completou.

247 - O pecuarista José Carlos Bumlai prestou depoimento nesta segunda-feira (30) ao juiz federal Sérgio Moro e disse que não participou de nenhuma negociação para a liberação de um empréstimo de R$ 12 milhões em seu nome que teria sido, supostamente, usado para quitar contas de campanha do PT. Ele afirmou que a primeira vez que esteve no Banco Schahin o empréstimo já estava acertado entre PT e o banco. “Só precisavam de um trouxa como eu para assumir”, declarou. “Eu ouvi que estive no banco solicitando esse empréstimo, que eu fui mais de uma vez. Eu nunca solicitei esse empréstimo”, disse.

Bumlai relatou que foi chamado ao Banco em uma noite de 2004 por seu amigo Sandro Tordin, presidente do banco. “Fui lá e me deparei com o Dr. Helio (Hélio de Oliveira Santos) , candidato a prefeito de Campinas, o Delúbio Soares e o Carlos Eduardo Shahin. Eles precisavam de dinheiro para o segundo turno da eleição de 2004 e me colocaram essa situação. Queriam que eu assumisse o empréstimo de 12 milhões, que seriam liquidados rapidamente – em até 120 dias”, narrou.

Segundo Bumlai, ele aceitou assumir o empréstimo para manter uma boa relação com o governo do PT. “Meu grande erro foi que, levado pela minha situação de proprietário de 210 mil hectares de terra, um grande alvo de invasões, e com o PT assumindo o governo federal, eu não falei não por receio, mas também achei que o empréstimo não ia sair, porque nunca tive conta nem nenhuma ligação com o banco Schahin”, disse.

Bumlai explicou que foi informado por Delúbio Soares que R$ 6 milhões seriam usados na campanha de segundo turno em Campinas e outros R$ 6 milhões para quitação de outras dívidas do partido. “Como era um acerto entre o PT e o banco, com previsão para quitação em poucos meses, nem me preocupei mais com isso, até que, em 2005, minha tesoureira me informou que estávamos no Cadin porque o empréstimo não foi pago”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário