Ataques a ônibus e prédios públicos levam medo à população no RN

oni
Uma série de ataques a ônibus e prédios públicos em algumas cidades do Estado, especialmente na região Metropolitana, levaram medo para a população nesta última sexta-feira (29).

O estopim para os grupos criminosos iniciarem os atentados foi a instalação de bloqueadores de sinal telefônico no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP). Áudios que circulavam pelo WhatsApp supostamente atribuídos a presos alertavam para a série de crimes que estaria por vir.
O primeiro registro da violência em série aconteceu por volta do meio-dia na BR-101, em Macaíba, quando dois bandidos interceptaram um micro-ônibus e atearam fogo. O motorista chegou a sofrer algumas queimaduras, mas não corre risco de morte. Pouco depois, outro grupo criminoso agiu no terminal rodoviário de Cidade Nova. Os próprios bandidos registram em vídeo o momento em que incendeiam dois transportes coletivos.

A polícia registrou ataques a ônibus nos bairros do Bom Pastor, Quintas, Cidade da Esperança, Lagoa Nova e Soledade. No final da tarde de ontem os veículos foram recolhidos para as garagens das empresas, o que causou transtornos à população. As paradas ficaram lotadas. A STTU chegou a autorizar a lotação de  táxis, veículos do transporte escolar e ônibus de fretamento autorizados pelo DER.

As cidades de São Gonçalo do Amarante, Caicó e Currais Novos também tiveram incidentes registrados. Até a noite de ontem, foram 14 ataques a veículos. Paralelo aos fatos ocorridos, uma série de boatos circularam nas redes sociais, potencializando o medo da população.

O governador Robinson Faria convocou uma reunião de emergência com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) ainda na noite de ontem, determinando medidas para intensificar a segurança. “Não vamos recuar. Vamos mostrar que o Estado não está emparedado. Dei liberdade para a polícia trabalhar para defender o cidadão”, disse.

O chefe do Executivo afirmou ainda que a adoção de medidas mais severas foi necessária para dificultar que os criminosos agissem. “Tomamos medidas corajosas para coibir de uma vez por todas essas ordens de dentro dos presídios. O enfrentamento passa por esse estágio de retaliação, mas ele é necessário porque nosso objetivo é acabar com a escalada da violência”, declarou.

Prédios públicos também foram alvos dos criminosos

Também na noite de ontem, dois prédios públicos na cidade de Parnamirim foram alvos de disparos feitos por criminosos. A 1ª Delegacia de Polícia Civil teve a porta de vidro estilhaçada após dois bandidos em uma motocicleta atirarem contra o imóvel. Policiais civis ainda reagiram, mas nenhum suspeito foi preso. O prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também foi atingido por tiros.

Em São Gonçalo do Amarante, um posto policial desativado localizado no bairro do Golandim foi alvo de vários tiros realizados também por dois homens em uma motocicleta.

do nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário