Falta limpeza no Centro do poder

Na entrada principal, fechada por conta das obras da Copa 2014, o matagal encobre a placa de identificação há meses. Mas é no interior do Centro Administrativo do Governo do RN onde está o descaso maior. Folhas e galhos secos, mato e lixo se espalham por diversos cantos da área de, aproximadamente, 30 hectares (2/3 do total que é 45 hectares) e abriga 13 prédios, incluindo o Papódromo e a Escola de Governo, em construção.

Júnior SantosOnde existia a guarita, demolida, o mato toma conta da placaOnde existia a guarita, demolida, o mato toma conta da placa

O local mais parece uma casa abandonada. A impressão é a de que o governo não tem dado atenção aos principais alertas para a prevenção da dengue. "Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana" e "Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias são recomendações esquecidas por quem gerencia o Centro Administrativo. 

Em, pelo menos, dois pontos, - um deles, ao lado da governadoria e próximo à Emater, o amontoado de lixo logo chama atenção. No local, poucos sacos fechados. A maior parte do lixo, que inclui garrafas pet, copos descartáveis, caixas de papelão e depósitos de quentinhas, está exposto à água da chuva. Não são poucos, os vasilhames com água acumulada, um risco à saúde pública. A mesma situação se repete na área próxima ao Papódromo, onde hoje funciona o restaurante popular "Barriga Cheia".

Ontem, a sujeira era pouca, mas segundo o militar aposentado, Luís Ricardo, 68 anos, tem dias que fica insuportável. "Toda essa área está entregue às baratas. Um prato cheio pra dengue", comentou. De passagem pelo Centro Administrativo, ele parou quando viu a reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Veio demonstrar sua indignação. 

"Essa área era muito limpa. Dava gosto andar por aqui", diz o PM que trabalhou por sete anos no prédio da Secretaria de Trabalho e Ação Social Ele contou que nos dois governos anteriores, existiam um trator que fazia a limpeza de toda a área e caminhões que retiravam o lixo.

"Além disso, os detentos trabalhavam na limpeza diária e do Centro Administrativo. Agora, estudo tudo sujo. Até uma lagoa suja se formou nesse terreno", disse referindo-se à área próxima à Governadoria. Ontem, havia bastante água acumulada em uma das depressões desse terreno. No local, muitos galhos secos e lixo. Nesse mesmo terreno, uma caixa d'água desativada está deteriorada e parte dela está sem cobertura.

Basta percorrer a área, para identificar galhos secos amontoados, principalmente nos terrenos no entorno dos prédios. Pelo estado, essas áreas não recebem uma limpeza há bastante tempo. Nas laterais de alguns dos prédios, muitas folhas secas e galhos soltos. Na Secretaria de Tributação (SET), parte da fachada de alumínio está corroída e já caiu. O descuido está em todo o entorno do Centro.

Na rua por trás do Papódromo, uma imensa cratera abriu devido às chuvas e acumula lixo. E esses não são os únicos problemas, na parte de trás do prédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), localizamos uma sucata de aparelhos de ar-condicionado. Todos amontoados. Os prédios estão sujos, exigindo pintura e limpeza. Além disso, na maioria, as grades de proteção das janelas e as fachadas estão enferrujadas.

Prefeita do CA afirma que fará limpeza

A prefeita do Centro Administrativo do Governo do RN, Tânia Glícia da Costa, informou que já fez a contratação de 60 horas de trator, com rotadeira, para reduzir o mato no entorno da área. O trabalho de limpeza deve ser concluído em uma semana. Tânia disse que a máquina vai trabalhar no trecho que vai da Secretaria de Infraestrutura (SIN) ao Papódromo.

"Toda a área pra frente será cercada de tapume, por causa das obras da Copa", justificou.  Ela garantiu que a equipe já está trabalhando na limpeza e que vai trabalhar hoje. "Em alguns pontos, o mato já foi retirado", disse. Ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, enquanto este no local, não viu nenhuma equipe trabalhando com trator.

Ela informou também que a Prefeitura do Centro deve fazer a contratação de um disque-entulho. "O caminhão que temos foi pra oficina, mas o conserto não vale a pena". Quanto ao lixo amontoado em alguns pontos do Centro Administrativo, ela disse que isso acontece porque o setor de limpeza das secretarias e dos restaurantes não seguem as orientações de depositar o lixo, em sacos e nos containeres.

"Na segunda-feira, vamos reforçar essa orientação, porque realmente o lixo está sendo jogado de qualquer jeito", garantiu. Tânia disse que a situação foge ao controle porque não há pessoal de apoio suficiente para fiscalizar o descarte do lixo. Atualmente, são sete funcionários terceirizados na área de limpeza. Ela disse que esse contingente será ampliado para 20.

"Talvez assim a gente possa equacionar melhor isso ai e ter uma fiscalização mais presente", afirmou. A prefeita do Centro informou que o carro da coleta de lixo, da Urbana, passa três vezes por semana, mas só recolhe o lixo que estiver depositado nos containeres. "O lixo que está derramado e jogado no entorno, eles não pegam".


Fonte TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário