Lixo doméstico danifica rede de esgoto

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retira dos esgotos de Natal 10 toneladas de lixo, todo mês. Os resíduos que deveriam ser colocados no lixo doméstico terminam na rede, gerando diversos problemas para a própria população.

Sem a colaboração do usuário fica inviável evitar problemas. "Este problema relacionado ao lixo é constado em todo o país, não sendo exclusividade do Rio Grande do Norte. Hoje observamos que cerca de 70% dos problemas na rede de esgoto é proveniente do mau uso", explica Lamarcos Teixeira, gerente da Regional Natal Sul. Pela falta de uma orientação ou de uma educação que preze pelo saneamento, parte da população utiliza pias e vasos sanitários como verdadeiros depósitos de lixo.

Diariamente vão parar nas tubulações dos esgotos objetos como cotonetes, preservativos, absorventes, embalagens plásticas e outros itens que podem causar entupimentos no sistema, transbordamento de efluentes em via pública, além de ocasionar refluxo para dentro dos imóveis. Outro vilão que termina na tubulação é o óleo de cozinha. Após realizar frituras, muita gente descarta a substância no esgoto e esta ao esfriar cria verdadeiros blocos sólidos que também causam obstruções. É preciso observar que o óleo deve ser reservado e encaminhado para centros de reciclagem. Em relação à gordura, é preciso também observar a caixa de gordura dos imóveis, ela deve ser sempre limpa para evitar problema.

A população precisa observar, também, as águas da chuva, que não deve ser direcionada para a rede de esgoto. "A Caern investe R$ 1,2 milhão por mês em serviços de manutenção da rede e poderia gastar a metade disso se as pessoas utilizassem a rede coletora de esgotos da maneira adequada", destaca Lamarcos.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário