O "homem de pedra" está de volta

Os pedidos do técnico do América, Francisco Diá, finalmente foram atendidos pela direção americana. O clube acertou o retorno do atacante Max. O atleta já se apresentou, mas não quis falar com a imprensa, já que ainda não assinou contrato com o alvirrubro. O jogador fez história com a camisa rubra em 2006, quando marcou o gol de empate diante do Atlético/MG, no Mineirão, que classificou o time potiguar para a série A do brasileiro de 2007, estava sem clube desde que se desligou do Náutico, no início de 2011. Com isso, o tão sonhado homem de área ou referência, já não é mais problema para o comandante alvirrubro. 
marcelo montenegro/AméricaMax está de volta ao time americano. Depois de uma negociação longa, o jogador foi recebido, ontem no CT, pelo técnico Francisco DiáMax está de volta ao time americano. Depois de uma negociação longa, o jogador foi recebido, ontem no CT, pelo técnico Francisco Diá

Na verdade, Diá vai ter uma boa dor de cabeça. Além de Max, ele conta com André Neles, que foi artilheiro do campeonato potiguar, mas que não vem correspondendo nos amistosos de preparação para a série C.

"O André é mais técnico e o Max é um jogador de mais força, mais marcação. Os dois serão muito úteis para o nosso time e vão brigar pela posição. Mas, cada jogo tem sua particularidade e pode ser que eles joguem juntos, quando precisar", revelou o técnico Francisco Diá.

Em sua terceira passagem pelo América, Max vai tentar apagar a imagem ruim que deixou na última vez que foi contratado, em 2009. Chegou para ser o artilheiro do time e viu Lúcio "Curió", se destacar e ser um dos artilheiros da série B daquele ano, com 15 gols. Antes disso, em 2007, o "Homem de Pedra", como é conhecido, saiu do alvirrubro e foi contratado pelo Palmeiras/SP. Chegou a disputar alguns jogos da Libertadores daquele ano pela equipe paulista, mas nunca conseguiu se firmar. Retornou ao América em 2009 e não deixou muitas saudades no torcedor alvirrubro.

Com o fim do empréstimo, foi devolvido ao Palmeiras, clube que detinha seus direitos federativos, para logo em seguida, ser emprestado ao Sertãozinho/SP, para a disputa do campeonato paulista de 2010. Não conseguiu se destacar e voltou, mais uma vez, ao alviverde paulista, que emprestou Max para o Paulista/SP, no segundo semestre da temporada passada.

No início desse ano, o "Homem de Pedra" acertou com o Boavista/RJ, para a disputa do carioca. Assim como, na época de sua primeira passagem pelo América, Max saiu do banco de reservas e marcou três gols em um único jogo, garantindo o time na semifinal do primeiro turno do campeonato carioca. O Boavista avançou até a final da Taça Guanabara, perdendo para o Flamengo. Mas, Max nunca conseguiu se firmar como titular. Ao término do carioca, Max voltou ao Palmeiras e foi emprestado ao Náutico/PE. Sem conseguir se firmar, foi dispensado pelo clube pernambucano. Ao retornar a São Paulo, entrou em acordo com o alviverde e rescindiu seu contrato. O atacante acertou com o América, sem que o clube potiguar precisasse desembolsar nenhum quantia em dinheiro para outra agremiação.

Sobre a situação física do jogador, chefe do departamento médico do América, Maeterlink Rêgo se mostrou tranquilo. " Já conhecemos o Max e ele nunca demostrou nenhum problema físico. Vai nos ajudar muito dentro da série C", afirmou.

FNF apresenta duas opções para o Estadual

A série B está apenas nas suas rodadas iniciais, as séries C e D sequer começaram ainda, mas a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) já reuniu os clubes para discutir novas propostas para o Campeonato Estadual de 2012. No encontro de ontem da sede da entidade, foram apresentadas duas propostas aos dirigentes, uma prevendo a realização de cruzamento olímpico para definir quem serão os finalistas dentre os quatro clubes melhores colocados e outra um quadrangular.

Dia 4 de julho será a reunião decisiva para definir o modelo de disputa da competição. O presidente da FNF, José Vanildo,  acredita que será discutido apenas alguns aperfeiçoamentos na fórmula, mas destacou que o importante é que os dirigentes tiveram uma boa aceitação daquilo que foi colocado na mesa.

"Nossas competições foram boas, mas precisamos mudar algo na busca de incluir mais jogos decisivos. Por isso resolvemos propor duas fórmulas de disputa, ambas com a realização de semifinal e final, como é feito nos campeonatos Carioca e Paulista", explicou.

A primeira opção permitira a realização de semifinais e finais em cada um dos turnos, a segunda prevê a realização de um quadrangular, após computados os pontos do 1º e 2º turnos. "Entendo que quanto mais jogos decisivos, melhor para chamar a atenção do público, mas cabe aos representantes dos clubes escolherem a melhor proposta. Não acredito na apresentação de uma terceira fórmula", ressaltou o presidente da FNF.

A Federação Norte-Riograndense de Futebol também vai propor aos clubes que os mandos de campo das semifinais e da final seja repassado para a entidade, ponto que será melhor debatido no reencontro com os representantes dos clubes marcado para próxima segunda.

"O que desejamos na verdade é intermediar as negociações entre os clubes. Muitas vezes é mais vantajoso as equipes atuarem em estádios com maior capacidade de público, sempre devemos levar em consideração as questões financeiras e, com o mando de campo sendo da FNF, teremos o poder de determinar isso" frisou.

Jorginho simboliza o aniversário do ABC

Everaldo Lopes
jornalista e pesquisador

Pelé e Romário, vestindo as camisas do Santos  e do Vasco chegaram ao mil gols. O camisa 10 da Vila Belmiro foi mais além e passou dos 1.200. No ABC, o recordista de gols e atuações envergando a camisa 10  foi o mossoroense Jorge  Tavares de Morais, o inesquecível Jorginho, entre os anos 1946 até 1965. Quem o visse pela primeira vez pisando o gramado do "Juvenal Lamartine" era difícil acreditar que, medindo apenas 1,60 e menos de 60 quilos pudesse levar vantagem sobre zagueiros adversários, bem mais robustos
ArquivoÍdolo Jorginho foi o atleta que mais defendeu a camisa do alvinegroÍdolo Jorginho foi o atleta que mais defendeu a camisa do alvinegro

Apesar de bem baixinho para ser um atleta, Jorginho foi tão fenomenal como, no passado, o Corinthians teve Luizinho, o Vasco projetou Romário, o Fluminense teve Telê Santana com a camisa sete, tão magro que ganhou a alcunha de "fio de esperança". O próprio Flamengo  contou com o irrequieto Babá com 1m55, Garrincha tinha 1,70m e as pernas tortas, e nem por isso deixou de ser um dos maiores atacantes de todos os tempos.    

Jorginho chegou de Mossoró para o ABC, pouco tempo depois de Dequinha - começo dos anos cinquenta, este também um fenômeno do futebol nordestino, duas vezes tricampeão pelo Flamengo. Sua bagagem de títulos tornou-o ímpar, dificilmente podendo ser batido por outro jogador. É só conferir: campeão potiguar em 1947, 1950, tri em 53, 54 e 55, tetra em 58, 59, 60, 61 e 62, campeão do Torneio Início (hoje, extinto) 1946, 49, 50, 51, 54, 55, 58, 60, 62 e 63, campeão do torneio RN/PE em 1955, campeão do torneio RN/AL, campeão do Torneio Relâmpago em 46, campeão da Taça Eternit em 49, detentor da Taça Eficiência em 54, do Torneio Triangular em 55, do troféu Délio Otoni, em 56, da Taça Amizade em 64.

Jorginho assinalou 219 gols pelo ABC em competições oficiais, nos 24 títulos que conquistou no ABC.

Para mostrar seu talento como ponta de lança, cognominado pelo torcedor de "professor Jorginho", eis os maiores goleadores do ABC em todos os tempos: Jorginho 219 gols, Alberi 210, Paulo Isidro 104, Albano 93, Mota 87, Sérgio Alves 86, Xixico 86, Marinho Apolônio 82, Cocó 81 e Tidão 76, sendo que, Tidão, é (está vivo, com 86 anos)  irmão de Jorginho, ex-jogador do ABC mais velho, entre os vivos.  O amor de Jorge pelo ABC era imenso, como prova jamais ter vestido outra camisa no RN, além da alvinegra do ABC. 

As únicas ocasiões em que vestiu outra camisa foi quando atuou pelo Santa Cruz e Auto Esporte, ambos do Recife. Ainda chegou teve uma rápida passagem pelo futebol maranhense.

Outros jogadores que ficaram famosos no ABC foram Noé Soares com 438 jogos, Danilo Menezes 410, Alberi 408, Erivan 352, Ivan Ricardo (Ivan o Terrível) 340, Romildo Freire 306 e o goleiro Ribamar 305 partidas. 

(colaborou Newton Alves) 

História

Natal ainda era uma cidade pacata e provinciana, com uma população estimada em 27 mil habitantes, quando no dia 29 de junho de 1915, surgiu o ABC Futebol Clube: primeiro clube de futebol do RN, e que se transformaria, com o passar dos anos, na maior e mais querida agremiação futebolística do estado e recordista mundial em conquistas de títulos estaduais. Em toda sua história destaque para os cinco últimos anos, onde ocorreu de fato a estruturação do clube, com a construção do estádio Frasqueirão, inaugurado em janeiro de 2006, na gestão do ex-presidente Judas Tadeu Gurgel. Moderno e integrado a nova realidade do futebol nacional, o ABC pode sonhar com objetivos bem maiores no esporte.

Santa Cruz quer definir situação com Gabriel

O presidente do Santa Cruz, Luiz Antônio "Tomba" continua aguardando um posicionamento do ABC em relação ao empréstimo do meio-campista Gabriel, que não está dentro dos planos do treinador Leandro Campos para disputa da série B. O dirigente ressalta já ter definido toda questão salarial com o atleta apontando como empecilhos o fato de o jogador ainda não ter recebido a premiação pela conquista do Estadual e o sinal verde da diretoria alvinegra.

"As negociações estão bem adiantadas, Gabriel já aceitou os termos do contrato proposto pelo Santa Cruz, mas não deseja deixar o ABC sem resolver primeiro a questão do atraso na premiação. Vamos ver o que pode ser feito neste sentido, assim que tiver a oportunidade vou me sentar com Flávio Anselmo para definir logo essa situação", disse Tomba.

O Santa Cruz, que vai disputar a série D, tem amistoso sábado contra o América, em Goianinha. O jogo da volta será quarta-feira, dia 6 de julho, no Iberezão.
Fonte TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário