Surfista é atacado por tubarão em praia do Recife

Recife, (AE) - O estudante Marlisson Danilo Lima de França, de 21 anos, foi atacado por um tubarão na manhã de ontem (29), quando praticava bodyboarding com um grupo de amigos surfistas na praia urbana do Pina, na zona sul do Recife. A mordida, por trás, pegou as laterais internas e externas da coxa e perna direitas, numa extensão de cerca de 40 centímetros. Atendido no Hospital da Restauração (HR), o maior de emergência de Pernambuco, onde passou por cirurgia, ele não corre risco de morte. Está consciente e estável.

guga matos/jc imagemO estudante surfava em um trecho da praia do Pina, na área urbana de Recife, quando foi atacadoO estudante surfava em um trecho da praia do Pina, na área urbana de Recife, quando foi atacado

De acordo com a equipe médica, Marlisson ficará em observação por dois dias. Depois, passará por nova avaliação. Diante do risco de infecção, preventivamente está sendo tratado com antibiótico. O estudante chegou ao hospital em estado de choque devido à perda de sangue, com fratura na fíbula (osso da perna) e lesões musculares, vasculares e nervosas. Ele recebeu soro e sangue e teve as lesões reparadas na cirurgia.

Marlison é a 54ª vítima de ataque de tubarão na orla pernambucana desde 1992. Desse total, 20 pessoas - entre surfistas e banhistas - morreram. O último ataque ocorreu em setembro de 2009 - quando Geovani Thiago Barbosa de Freitas, de 15 anos, surfava na Praia de Piedade, município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes. Ele morreu.

O local onde Marlisson costumava praticar o esporte está incluído na faixa de cerca de 20 quilômetros - dos municípios de Olinda ao Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife - onde o surfe e esportes similares são proibidos por decreto estadual. Placas informando sobre a proibição e alertando para o perigo de ataque de tubarão na área estão colocadas ao longo deste percurso.

"Ele abusou do direito de correr o risco", afirmou o presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Fábio Hazin, ao lembrar que todos os fatores foram ignorados por Marlisson, que mora na praia do Pina . Os ataques de tubarão têm maior incidência entre junho e setembro quando a água do mar está menos salinizada e mais turva. Além disso, ele estava em mar aberto e fazendo um esporte que atrai o animal pelo movimento das pernas. "Ele se transformou na isca ideal", disse Hazin. O impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, no município metropolitano de Ipojuca, é uma das causas do aumento dos ataques de tubarão no Estado, devido ao forte impacto ambiental  e ao aumento do tráfego marítimo na região. Os tubarões também são atraídos pelo lixo jogado pelos navios, mudando sua rota.

Uma das atividades do Cemit é a de capturar, identificar e devolver ao alto mar tubarões que sejam encontrados perto da praia. Até hoje, de acordo com Hazin, nenhum dos animais identificados retornou à região. Eles retomam  suas rotas rumo ao norte. Isto ocorreu, segundo ele, com 16 tubarões tigre capturados e monitorados nos últimos 12 anos. "Nada disso tem efeito, no entanto, se as pessoas não adotam as medidas de precaução recomendadas."
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário