"Hermano deve esclarecer, e não confundir o povo de Natal", diz presidente do PT


Elias Medeiros/EspDN/D.A. Press
do DN Online
Elias Medeiros/EspDN/D.A. Press
O candidato Hermano Morais quer brilhar com a estrela alheia na disputa pela prefeitura de Natal. É o que pensa a executiva do PT. Na tarde desta quarta-feira, o presidente municipal do partido, Carlos Araújo, entrou com representação junto à 2ª Zona Eleitoral contra o uso indevido do símbolo máximo do Partido dos Trabalhadores - uma estrela - na propaganda eleitoral de Hermano Morais. A ação pede a retirada imediata da imagem na propaganda.

"O horário na TV dedicado aos candidatos serve para esclarecer, e não para confundir. Desde o dia 11 de outubro o PT declarou em resolução o apoio à candidatura de Carlos Eduardo. Mesmo assim, o candidato Hermano usar a estrela do PT em sua propaganda. O PMDB nunca usou este símbolo", reclamou Carlos Araújo.

Outra ideia reprovada na visão da executiva do PT foi a tentativa de confundir o eleitor quanto ao apoio da presidente Dilma Rousseff. "Eles veiculam o apoio de parlamentares como Henrique Alves e Garibaldi Alves, que pertencem à base aliada do governo do PT em âmbito nacional, e depois colocam a imagem de Dilma".

O presidente do PT em Natal também lamentou que Hermano use, em sua propaganda, imagens de eleitores com adesivo de Mineiro nas camisas, militantes do PT e carros também adesivados com o símbolo do PT. "Embora estas não sejam motivo de nossa ação, também são imagens que não condizem com a verdade", reclamou.

O advogado do PT, Carlos Gondim, ressalta que qualquer partido tem o direito de convencer o eleitor do PT a votar em seu candidato. "Não pode é dar a entender que o candidato do adversário apoia sua candidatura". Mesmo uma estrela estilizada usada na propaganda, sem as mesmas simetrias do símbolo tradicional do PT, Gondim afirma que sequer variações do mesmo símbolo são permitidas.
 
O PT entende que Hermano poderia utilizar os símbolos e representações que associem a sua campanha os partidos que declararam apoio ao seu nome agora no segundo turno das eleições, tais como: o tucano (PSDB), uma rosa (DEM) 
 
Ainda segundo Gondim, a ação, em caráter de liminar, não pretende outras sanções afora a retirada imediata da estrela do PT da campanha do peemedebista. "Aplicação de multa ou outras sanções caberá à decisão da Justiça eleitoral", frisou.

Carlos Araújo ressaltou que para reforçar a participação do PT na campanha de Carlos Eduardo, serão veiculados na propaganda do candidato do PDT depoimentos de Mineiro, Fátima Bezerra e de vereadores eleitos do PT ou com boa votação no último pleito.

Rede Con!
Rua Jaime Sales, 178, Centro - São José de Mipibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário