CLIPPING: Orçamento prevê 4% de investimento


Por Higo Lima, do Jornal de Fato

A previsão orçamentária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de um debate realizado na tarde de ontem, 21, pela Associação dos Docentes da Uern (ADUERN). O expositor da peça que tramita na Assembleia Legislativa do Estado (AL-RN) foi o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Na ocasião, Mineiro expôs os valores que o Governo do Estado apresentou para a Assembleia. A previsão orçamentária da Uern para 2013 é cerca de R$ 217 milhões, sendo que menos de 4% se destinam ao investimento na universidade, que se refere a construções e aquisições.

Para o deputado, esse dado é preocupante, já que a Uern está com várias obras paralisadas que não poderão ser concluídas com os valores incluídos no orçamento para o próximo ano. “É preocupante porque a previsão não cobre as demandas da universidade”, afirma Mineiro.

O professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, afirma que o orçamento é menor do que a Uern precisaria para o próximo ano. “Os maiores problemas do orçamento da universidade são o custeio, que se refere às despesas correntes da instituição, e o investimento, já que sempre são destinados valores bem menores que não atendem as necessidades da Uern”, destaca o docente.

A questão orçamentária da Uern é um ponto que incide num assunto que há tempos vem sendo discutido entre a Uern e o Governo do Estado: a autonomia financeira.
A instituição e a administração central do Estado, inclusive, já montaram uma comissão para discutir o assunto e estudar o modelo de outras instituições da região que já adotaram o modelo.

No último congresso da Uern, o tema foi discutido já na abertura e as representações acadêmicas vêm realizando pressão para que o Governo agilize um posicionamento.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário