Eu fico, desde que...

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, anunciou que será candidato à reeleição para um mandato de mais três anos no clube. A eleição está prevista para o próximo dia 10 de dezembro, tão logo termine, também, a eleição do Conselho Deliberativo do clube, que, provavelmente, terá um bate-chapa entre o atual presidente, o médico Ivis Bezerra, e o advogado Leonardo Arruda, que já foi presidente do Alvinegro nos anos 90.
Emanuel AmaralJoão Maria Trajano, José Vanildo da FNF, Rubens Guilherme e Ívis Bezerra compuseram a mesa na coletiva que anunciou o desejo de reeleição do atual presidente do ABCJoão Maria Trajano, José Vanildo da FNF, Rubens Guilherme e Ívis Bezerra compuseram a mesa na coletiva que anunciou o desejo de reeleição do atual presidente do ABC

Rubens Guilherme informou que o candidato a vice-presidente  será o empresário da construção civil, Sílvio Bezerra, formando a chapa "ABC Centenário", já que no último ano do segundo mandato,  caso seja confirmado pelo Conselho Deliberativo, o clube estará completando 100 anos de fundação em 29 de junho de 2015.

Guilherme disse que além de entregar o ABC sem dívidas ao futuro sucessor, daqui a três anos, sua proposta principal é de levar o time à Série A, a primeira divisão do futebol profissional no Brasil.

O presidente abecedista lembrou, na entrevista coletiva de ontem, no estádio Maria Lamas Farache, o "Frasqueirão", que quando assumiu o cargo há três anos, tinha um propósito: "Devolver novamente o orgulho a todos aqueles que torcem pelo ABC".

Ele reforçou que em em 2010 o  ABC vinha de um rebaixamento e que esse quadro precisava ser mudado. "O clube, como todos sabem, passava por uma crise financeira, como ocorre com quase todos os clubes do Brasil e era chegada a hora de fazermos algumas mudanças, tudo isso aconteceu e nós temos certeza que trilhamos o caminho certo", continuou o dirigente alvinegro.

Guilherme afirmou podia dizer "sem medo", na presença do presidente da Federação Norteriograndense de Futebol, José Vanildo da Silva e de outros cartolas do clube, como os conselheiros João Maria Trajano e o próprio Ivis Bezerra, os quais  declaram apoio à sua reeleição, "que nós transformamos as conquistas dentro e fora de campo em fator primordial para estarmos entre os 30 maiores clubes do Brasil", ficando à frente de equipes tradicionais do futebol brasileiro como Fortaleza (CE), Criciúma (SC), Paysandu (PA) e Santa Cruz (PE).

"Sempre disse que seria o presidente de um único mandato, mas também sempre afirmei que não entregaria o clube a qualquer aventureiro", disse o cartola alvinegro, que acrescentou: "Nós queríamos entregar o clube com suas dívidas sanadas e um time competitivo dentro e fora do campo".

Rubens Guilherme admitiu que vai para o segundo mandato à frente do ABC, mesmo contrariando os pedidos dos funcionários de sua empresa e de sua família, inclusive os quatro filhos, como a caçula de oito anos,  que apelou: "Não vejo mais o senhor".

Depois de conversar com sua família e se aconselhar com amigos, "mesmo com muitos sendo contrariados", Guilherme disse que tomou a decisão de compor a chapa "ABC Centenário", formada pela atual diretoria e grande parte do Conselho Deliberativo, que hoje tem em torno de 160 conselheiros e vai passar para 213 a partir do próximo ano.

"Nós vamos ter uma renovação em torno de 59%", disse o presidente do CD, Ivis Bezerra, para informar que 12 conselheiros renunciaram, enquanto outros já anunciaram que não pretende renovar o mandato.

Rubens Guilherme disse, ainda, que até a última eleição, além dos conselheiros, só votavam apenas os sócios proprietários  e patrimoniais, e havia um esvaziamento generalizado nas eleições, inclusive, "porque as diretorias se sentiam obrigadas a anistiar o pagamento da contribuição desses sócios para que eles pudessem votar".

Hoje, Guilherme defende até a realização de eleição direta para a escolha da diretoria do clube, com a entrada do sócio torcedor que elevaria para 3.300 o universo de eleitores aptos a votar: "Não tenho nenhum problema com a eleição direta pra presidente e vou pedir ao Conselho Deliberativo que estude essa possibilidade".

Mas, uma eventual eleição direta no ABC não teria o respaldo de Ivis Bezerra, por enquanto: "Não vejo pedirem isso em outros clubes, no Rio Grande do Norte e em outros estados não conheço nenhum clube assim".

Oposição segue apoiando Leonardo


O movimento ABC Grande decidiu que manterá a candidatura de Leonardo Arruda Câmara para presidente do Conselho Deliberativo Alvinegro, em oposição ao atual mandatário, Ívis Bezerra.

A decisão vai de encontro aos interesses do atual presidente abecedista, Rubens Guilherme, que condicionou sua permanência à frente do clube a uma reeleição de Bezerra no Conselho. Com isso, o clube vive um momento ímpar que deverá transformar a eleição do próximo dia 10 em uma verdadeira trincheira de negociações uma vez que ambas a chapas dizem apoiar a continuidade de Rubens Guilherme no clube, mas o atual presidente já se posicionou claramente em favor da chapa ABC Centenário.

"Ele tem todo o direito de se posicionar. Nós não somos oposição a Rubens Guilherme, muito pelo contrário, queremos que ele continue. Nós somos oposição apenas a permanência do doutor Ívis Bezerra à frente do Conselho Deliberativo. Entendemos que o tempo dele já passou e por isso vamos apoiar o candidato Leonardo Arruda", comentou o conselheiro Gláucio Uchôa em entrevista à Rádio Globo Natal.

O conselheiro garante que a oposição já arrecadou cerca de 90 assinaturas em apoio a candidatura de Arruda. "Começamos com 70 assinaturas e hoje (ontem) já tive notícias que ultrapassamos os 90 apoiadores", revelou Uchôa.

Segundo o conselheiro, a intenção do grupo ABC Grande não é de separar as pessoas dentro do clube. "Não queremos desunião, muito pelo contrário, queremos que o clube se fortaleça", comentou.

Quem também engrossou as fileiras da candidatura de Leonardo Arruda Câmara à presidência do Conselho Deliberativo abecedista foi o ex-presidente Judas Tadeu Gurgel. "Eu fiz questão de falar para Rubens Guilherme que quero a permanência dele como presidente, mas vou apoiar Leonardo Arruda para o Conselho Deliberativo", declarou.

Para Tadeu, Rubens fez uma boa administração nesses últimos três anos e deve permanecer por mais um mandato. No entanto, ele também aposta que uma mudança no Conselho seja essencial para o clube no atual momento.

Sobre uma possível candidatura própria para a presidência, Judas Tadeu afirma que não pensa em voltar ao comando do clube. "O ABC está em boas mãos com Rubens Guilherme", conclui.

Clube renova com Guto e Andrey

O treinador do ABC, Givanildo Oliveira recebeu dois presentes na volta ao clube após um breve recesso. A renovação de dois jogadores considerados importantes no elenco foi confirmada ontem pela diretoria abecedista. Andrey e Guto fecharam contrato por mais um ano com o Alvinegro.

A permanência dos dois atletas faz parte do "pacote" de reeleição do presidente Rubens Guilherme, que prometeu novidades para os próximos dias referentes a permanência de alguns jogadores considerados chaves. "Uma boa parte desses atletas afirmou que só ficaria no ABC se eu permanecesse. Ontem (terça-feira) à noite o goleiro Andrey me ligou e perguntou se eu ficaria como presidente. Eu disse que ainsa estava pensando e ele me afirmou que só renovaria se eu fosse reeleito. O mesmo aconteceu com muitos atletas. Então hoje (ontem) logo cedo eu liguei para ele e disse que mandaria o contrato para ele assinar", contou Rubens Guilherme.

REAPRESENTAÇÃO

Os jogadores já tem data para se reapresentar no Alvinegro. A comissão técnica programou a volta aos trabalhos para o dia 17 de dezembro no Centro de Treinamentos Alberi Ferreira Matos, em Ponta Negra.

Além dos jogadores que irão renovar e os novos contratados, uma boa parcela de jovens talentos das bases abecedistas deve estar no grupo de atletas nessa reapresentação. De acordo com a diretoria abecedista, o aproveitamento desses futuros craques está entre as exigências do clube feitas para a renovação do contrato do treinador Givanildo Oliveira, que trabalhará ao lado do ex-craque alvinegro, Barata, contratado como auxiliar técnico.


da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário