Salários no Brasil devem ter aumento de 7,5% em 2013


As empresas no Brasil estão prevendo aumentos salariais de 7,5% no próximo ano de acordo com pesquisa de tendências da empresa de gestão de profissionais ECA International.
Esse valor é menor do que o incremento de 8% verificado este ano e abaixo da média regional de 12%. Segundo os responsáveis pela pesquisa, os incrementos no próximo ano ainda serão maiores do que o observado nos últimos anos, pois embora a inflação signifique que em termos reais esses aumentos caiam para 2,6%, isso ainda é significativamente mais positivo do que a dois anos atrás quando foram observadas quedas em termos reais.
A América Latina liderará o mundo em termos de aumento médio salarial em 2013. As projeções indicam que a Venezuela verá os maiores aumentos dos salários, pois as empresas do país preveem incrementos de até 28,1% no próximo ano. Porém, o impacto desse aumento será completamente erodido pela inflação, com uma taxa projetada de 28,9% em 2013. Com 23,5%, prevê-se que a Argentina terá o segundo maior aumento médio salarial no próximo ano.
Os menores aumentos na região das Américas serão concedidos a funcionários tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Eles podem esperar receber aumentos salariais de 3% em média — o mesmo que receberam este ano e em 2011. A pesquisa de tendências salariais 2013 da ECA analisa os aumentos salariais verificados no ano corrente e os aumentos antecipados do próximo ano. Ela baseia-se em informações coletadas junto a 322 empresas multinacionais em 65 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário