Detentos participam de torneio de futebol em Alcaçuz


Nem fugas, nem violência ou protestos. A manhã desta quinta-feira (13) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi de confraternização e esporte entre os detentos dos quatro pavilhões da unidade prisional. Por iniciativa dos próprios presos, foi realizado o 2º Torneio de Futebol da penitenciária, reunindo aproximadamente 50 detentos. Para os organizadores da competição, é mais uma chance de ajudar na ressocialização dos presos.
Ao contrário do que ocorreu no torneio realizado ainda neste ano, quando os nomes das equipes eram de times do sudeste do país, hoje as equipes entraram em campo representando os pavilhões 1, 2, 3 e 4, além do rancho, ASGs, padaria e os membros da fábrica de bolas gerenciada pelo projeto "Pintando a Liberdade". Eles, inclusive, foram os responsáveis por incentivar a realização do torneio.

Na fábrica, os detentos que trabalham produzem, cada um, uma bola por dia. Ao todo, 30 itens são confeccionados por dia, entre bolas de futebol, futsal, basquetebol e voleibol. Os detentos trabalham, em média, três horas por dia e as bolas utilizadas no campeonato foram feitas na fábrica.

"É uma forma de que eles mantenham a cabeça ocupada e tenham facilitado o retorno ao convívio social. O torneio é excelente e importante no trabalho de ressocialização", dise Jonas Ponciano, coordenador do projeto Pintando a Liberdade, implantado desde 1999.

As semifinais e finais do torneio ocorrerão amanhã, em Alcaçuz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário