Trânsito responsável: Cadeirinhas ajudam a registrar queda na morte de crianças, afirma ministro


Alexandre Padilha, ministro da Saúde (Foto: Richard Casas/PT)

Alexandre Padilha, da Saúde, afirma que esta é a primeira vez em seis anos que há registro de diminuição nos óbitos infantis em acidentes.


A obrigatoriedade da cadeirinha para crianças menores de dez anos nos carros parecia ser um grande problema, mas dados do Ministério da Saúde mostram que houve queda na morte de crianças em acidentes de carro após a Resolução nº 277/2008 entrar em vigor.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esta é a primeira vez em seis anos que há registro de queda. Ele explicou que nos cinco anos anterior a lei havia um crescimento gradual de mortes.
“Toda vez que nós tomamos medidas, na lei, que reforçam a segurança no trânsito, a população adere e nós temos resultados imediatos. O primeiro ano que teve redução foi exatamente 12 meses depois do início da lei da cadeirinha que começou a vigorar no ano de 2010, isso mostra que reforçar as ações de segurança é fundamental para salvar vidas”, ressaltou Padilha.
As mortes entre crianças de até 10 anos transportadas em automóveis reduziram em 23%. Na avaliação do ministro, isso é como se a vida de uma criança fosse salva toda semana ao longo do ano.
O programa vida no trânsito do Ministério da Saúde garante recursos para ações de educação que visam modificar a cultura de segurança no trânsito.
“Hoje eu estava conversando com um pai super feliz com suas gêmeas, o Ricardo falando da Nicole e da Júlia, que está indo lá comprar a cadeirinha para elas, falei da importância do selo de certificação do Inmetro na própria cadeirinha com a faixa etária adequada para essas novas gêmeas”, destacou Padilha, ao ilustrar a importância da certificação.
O ministro informou que os gestores de saúde deverão identificar os fatores de risco e grupos de vítimas mais importantes nos respectivos municípios.
(TVPT e Neide Freitas – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário