O DEPUTADO FEDERAL JOÃO PAULO LIMA (PT/PE), QUE FOI PREFEITO DO RECIFE, COMEMORA O FEITO (FOTO RICHARD CASAS / PT).
O FREVO, MUITO COMUM EM PERNAMBUCO, TORNOU-SE PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO. A INICIATIVA COMEÇOU NA PREFEITURA DE RECIFE, ENCABEÇADA PELO ENTÃO PREFEITO JOÃO PAULO LIMA.
O PREFEITO DESTACA QUE EM SUA GESTÃO, FORAM FEITOS DIVERSOS INVESTIMENTOS NA ÁREA CULTURAL. ENTRE ELES, UM APOIO PARA ESTUDOS SOBRE O FREVO. “PRA NÓS TEM UM RECONHECIMENTO MUITO GRANDE, PRIMEIRO QUANDO ASSUMI A PREFEITURA EM 2001, NÓS DESENVOLVEMOS UM TRABALHO MUITO GRANDE NO SENTIDO DO RESGATE DA CULTURA DO POVO PERNAMBUCANO, DO POVO RECIFENSE, E NISSO A MINHA GESTÃO DEU UM APOIO SIGNIFICATIVO À CULTURA. TANTO PROVA QUE NÓS CHEGAMOS A COLOCAR NO ORÇAMENTO 2% EM PROL DA CULTURA”.
LIMA DESTACA AINDA QUE O FREVO JÁ NA ÉPOCA TEVE SUA VALORIZAÇÃO. “E PARA O ANO DO CENTENÁRIO DO FREVO NÓS DESENVOLVEMOS UMA CAMPANHA, FIZEMOS UM CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL PARA FAZER UM ESTUDO DA HISTÓRIA DO FREVO. APOIAMOS DESDE O INÍCIO DO GOVERNO EM 2001 AS AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS, UM AUMENTO NAS SUBVENÇÕES DE 800 A 900% E A DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA PERNAMBUCANA QUE É MULTICULTURAL. E CONSEGUIMOS NO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA, COM O MINISTRO GILBERTO GIL, QUE O FREVO FOSSE RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO POVO BRASILEIRO” CONCLUI JOÃO PAULO LIMA.
EM ENTREVISTA A TVPT, JOÃO PAULO LIMA FALOU SOBRE O RECONHECIMENTO PELA UNESCO. CLIQUE NO PLAYER PARA ASSISTIR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário