Em contagem regressiva para JMJ, católicos “abraçam” Catedral e fazem carreata

Católicos em todas as capitais do país realizam neste domingo (23) uma carreata denominada "Bote Fé na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013" que marca a abertura da contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Faltam 30 dias para o evento que deve reunir, no Rio de Janeiro, cerca de três milhões de pessoas oriundas de vários países. Em Natal, antes do início da carreata, os participantes deram um abraço simbólico na Catedral Metropolitana. Em seguida, o grupo segue ao Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, onde será celebrada uma missa presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Magnus Nascimento
Católicos em abraço à Catedral, antes de seguir em carreata pelas ruas da cidadeCatólicos em abraço à Catedral, antes de seguir em carreata pelas ruas da cidade

De acordo com o padre Inácio Lopes, coordenador do setor Juventude da Arquidiocese de Natal, a carreata tem como objetivo evangelizar os jovens. "Muitos do que estão aqui vão ao Rio. É um momento de preparação para todos nós. É hora de conscientizar o jovem de sua missão", disse.

O missionário Thacio Romano, 24 anos, é um dos jovens que vai à JMJ. Ele contou que está ansioso pelo encontro com o papa Francisco. "Estou muito ansioso por esse momento de reavivamento da fé. Vamos ao Rio mostrar que a juventude tem fé em Deus", contou. A carreata de hoje está sendo animada pelas bandas "Swingue do Alto", "Frequência Divina" e o ministério Shalom.

A carreata passará pelas avenidas Deodoro da Fonseca, Mossoró, Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Lima e Silva, Mor Gouveia, Coronel Estevam e Miguel Castro.

Dom Jaime vai catequizar na JMJ

O arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha recebeu um convite do Cardeal Stanislaw Rylko, do Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, para participar da JMJ como catequista para língua portuguesa. Dom Jaime vai atuar nos dias 24, 25 e 26 de julho, além de presidir a eucaristia para o grupo com o qual trabalhará a catequese.

As catequeses são atividades já tradicionais na programação das Jornadas Mundiais da Juventude. Conduzida por bispos de diversas nacionalidades convidados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, a catequese é um momento de reflexão e aprofundamento sobre o lema da Jornada. Na JMJ Rio2013, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, o lema é: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 29).

Nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, igrejas, salões, ginásios, quadras e auditórios já estão reservados para as catequeses. Serão 173 espaços dedicados a esses momentos.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário