Dos 58 municípios prioritários no RN, 18 se inscrevem no Mais Médicos

Dilma Rousseff falou sobre  Mais Médicos  (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Da lista de 58 municípios potiguares colocados como prioritários no programa Mais Médicos, apenas 18 se inscreveram até a segunda-feira (22). As cidades são listadas como de alta vulnerabilidade social e têm prioridade em receber os médicos inscritos no programa. No total 41 das 167 cidades do Rio Grande do Norte aderiram ao programa. As inscrições seguem abertas até quinta-feira (25) ao meio dia.
Lançado pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8 de julho, o programa Mais Médicos faz parte do pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.
O Ministério da Saúde explica que o programa Mais Médicos é um estímulo para a ida de médicos para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. O órgão informa que o Brasil tem oferta desta mão-de-obra menor que países como Argentina, México, Inglaterra, Portugal e Espanha. Do ponto de vista regional, a situação é mais crítica: 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que cinco têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes. O Rio Grande do Norte tem 1,23 médicos por mil habitantes.
 do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário