Cláudia Regina desiste e DEM fica fora da disputa

Cláudia evita comentar decisão da justiça, agradece eleitorado e firma posição sobre o 4 de Maio
A prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), declinou de concorrer à eleição suplementar para o segundo maior colégio eleitoral do Estado e  o DEM ficará de fora da disputa. A postura do partido, de acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, será de neutralidade.  A desistência da candidata foi anunciada nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)  e em pronunciamento veiculado nas rádios locais ontem, em que Cláudia alega está acatando “determinação da Justiça” e antecipa que não apoiará outros candidatos, deixando entender que anulará o voto. 

O pleito do próximo domingo, dia 4, passa a ter cinco candidatos: Larissa Rosado (PSB), Francisco José da Silveira Júnior (PSD), Gutemberg Henrique Dias (PC do B), Josué Moreira (PSDC) e Raimundo Nonato (Psol). “Lutei com todas as forças e a coragem de sempre, e fui até onde pude para reestabelecer a vontade e o desejo de todos, mas infelizmente, silenciaram a nossa voz. O meu desejo era ser julgada por Mossoró”, escreveu. 

A nota não faz qualquer menção para que eleitores votem na legenda do partido (25), o que levaria a anulação do voto. Assessores políticos de Cláudia Regina afirmam que não haverá indicação de nomes para  substituição e que ela não concederá entrevista. 
O posicionamento foi confirmado pela governadora Rosalba Ciarlini por meio da assessoria de imprensa.  “O DEM assume uma postura de neutralidade”, disse. Sobre a saída da ex-prefeita da corrida pela Prefeitura e uma possível, a governadora acrescentou: “aceito e respeito a decisão da Justiça Eleitoral. Vou tomar uma atitude de neutralidade nessa eleição suplementar. O que foge disso é especulação sem fundamento”, afirmou. 

O nome da representante do Democratas para o pleito suplementar sequer chegou a ser incluído nas urnas eletrônicas. “O carregamento das urnas (inserção de  mídias com informações dos candidatos ao pleito) contém  apenas cinco candidatos. Cláudia Regina nunca foi candidata a eleição suplementar”, assegura o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio. 

O posicionamento dela, segundo o magistrado, só corrobora o que a Justiça Eleitoral havia determinado. Sampaio preferiu não comentar sobre a possibilidade de substituição e reiterou que a Justiça precisaria ser provocada para poder apreciar o tema e se posicionar.

A prefeita cassada mossoroense foi considerada inelegível por ter sido condenada em órgão colegiado e sequer chegou a ser, de fato, postulante. O pedido de candidatura foi alijado e derrotas junto a Justiça eleitoral se acumularam na tentativa de  garantir a participação na eleição - já que as decisões do TRE a deixaram com os direitos políticos suspensos.

Na semana passada, Cláudia recebeu mais uma negativa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o julgamento do mandato de segurança, com pedido de liminar, impetrado pelos advogados de defesa, na tentativa de reverter decisão do Juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio, que rejeitou o pedido de registro de candidatura e proibiu realização de campanha eleitoral para as eleições suplementares de Mossoró. 

A governadora Ciarlini já sofria, em seu principal colégio eleitoral, com a falta de apoio e  dissidências do grupo. A ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) e o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), que eram seus aliados, desta vez, estão em palanque oposto – apoiando a candidatura do prefeito em exercício Francisco José Silveira Júnior (PSD). Os vereadores mossoroenses Manoel Bezerra de Maria e Flávio Tácito também apoiaram a postulação do concorrente do PSD,  Silveira Júnior.

Texto postado nas redes sociais explica posição

“Meus amigos e minhas amigas de Mossoró. Cumprindo uma determinação da justiça, não sou candidata nesta eleição suplementar. Lutei com todas as forças e a coragem de sempre, e fui até onde pude para reestabelecer a vontade e o desejo de todos, mas infelizmente, silenciaram a nossa voz. Não quero julgar aqueles que me julgaram, que me tiraram um mandato concedido pelo povo e a chance de ser candidata, nesta nova eleição. O meu desejo era ser julgada por você, por Mossoró. Agradeço a todos que comigo sonharam e começaram a construir uma cidade melhor. Agradeço a você, que sempre esteve do meu lado, e que me deu o seu apoio para seguir de cabeça erguida. Amo esta cidade, e sempre vou amar. Em respeito ao seu voto e à sua vontade, não apoiarei nenhum candidato. Seguirei caminhando onde sempre estive: do lado do povo de Mossoró. 
Mais uma vez obrigada por tudo e que Deus nos abençoe!!
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário