
Os mossoroenses voltaram às urnas às 8h deste domingo (4) para escolher aquele que vai comandar o destino da cidade até 2016.
De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o resultado do pleito será conhecido por volta das 19h.
O prefeito Francisco José Júnior (PSD) concorre à reeleição, por ocupar o cargo em substituição a prefeita cassada Cláudia Regina, cujo afastamento resultou na realização do embate eleitoral suplementar; a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) tenta pela quarta vez chegar ao comando do Poder Executivo municipal.
Larissa participou do processo eleitoral suplementar sub judice, na medida em que teve o seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), portanto, sem garantias de uma legitimação jurídica de sua quarta postulação consecutiva à chefia do Executivo.
Também estão na disputa eleitoral suplementar, o geólogo Gutemberg Dias (PC do B), o professor licenciado Josué Moreira (PSDC) e o servidor público Raimundo Cinquentinha (PSOL). Todos os postulantes tiveram exatos 30 dias para se apresentarem ao eleitor mossoroense.
A prefeita afastada Cláudia Regina ainda tentou, por meio de recursos judiciais, participar do processo eleitoral, no entanto, houve por parte da Corte Eleitoral norte-rio-grandense a negativa quanto a sua participação no processo suplementar. Um recurso foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por sua vez, vedou a participação da prefeita afastada. A campanha eleitoral suplementar foi marcada por dúvidas.

A participação de Larissa Rosado e Cláudia Regina, ambas enfrentando problemas na Justiça Eleitoral, era vista com desconfiança pelo eleitor mossoroense. A repetição da instabilidade administrativa gerada no ano passado causou traumas na população.
Nos primeiro dias, após a realização das convenções, os comentários davam conta de que as duas sequer teriam registros para participar de modo oficial do processo eleitoral suplementar. Quando da decisão do TRE em relação aos registros confirmou-se o prognóstico popular.
O juiz titular da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio Júnior, negou o registro da deputada Larissa Rosado, frisando em sua sentença que ela poderia participar da sua campanha por conta e risco, pois, ao encaminhar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e na possibilidade de negativa, a socialista estaria fora do pleito suplementar e com o agravante de que não poderia promover substituições na chapa.
Ela se manteve durante todo o processo, tentando justificar para a população que não estava juridicamente impossibilitada de participar do pleito, no entanto, a própria Justiça Eleitoral colocou diversas vezes que a situação dependia única e exclusivamente do julgamento de uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral, que não se manifestou sobre o recurso.
Os demais postulantes à chefia do Poder Executivo mossoroense, embora tenham apresentado estrutura menor do que as candidaturas de Francisco José Júnior e de Larissa Rosado, conseguiram imprimir ritmo interessante as suas candidaturas.
O postulante do Partido Socialismo e Liberdade, Raimundo Cinquentinha, usou o corpo a corpo como estratégia de campanha. Ele, frequentemente, era visto nas ruas do centro da cidade distribuindo panfletos. Da mesma forma, o candidato do Partido da Social Democracia Cristã (PSDC), Josué Moreira, que percorreu vários bairros da cidade conversando diretamente com o eleitor.
O geólogo Gutemberg Dias caminhou de forma diferente. O representante do Partido Comunista do Brasil priorizou contatos com segmentos da sociedade, apresentando as suas propostas e também conversando diretamente com o eleitorado.
Cláudia Regina lutou para participar do processo eleitoral suplementar. Mesmo diante da opinião contrária de juristas que alegavam as dificuldades dela conseguir o registro, o Democratas realizou a sua convenção homologando Cláudia Regina como candidata e o advogado Canindé Maia como companheiro de chapa. O sonho da prefeita não foi muito longe. Ao apresentar o resultado da convenção, a Justiça Eleitoral não concedeu o registro para a sua postulação. Ela, por meio de seus advogados, ainda tentou reverter o quadro no Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, houve a negativa da Alta Corte Eleitoral quanto a sua participação.
Fora da disputa, Cláudia Regina pregou na sexta-feira passada, junto aos seus apoiadores, o voto nulo no pleito.
Guia eleitoral
A exemplo do próprio pleito, o guia eleitoral de rádio e televisão teve um tempo reduzido. Foi praticamente uma semana de propaganda gratuita de rádio e televisão, onde os postulantes tiveram a oportunidade de entrar na casa do eleitor e apresentar as suas propostas.
O programa na televisão neste processo suplementar foi gerado pela TV Mossoró, enquanto os programas de rádio foram gerados pela FM Educativa Santa Clara.
O guia eleitoral teve início no dia 24 de abril e concluído na quinta-feira passada, dia 1º de maio. O candidato Francisco José Júnior (PSD), da coligação Liderados pelo Povo, teve a maior participação. De acordo com a distribuição feita com base nos partidos que integram o arco de aliança foi de 12 minutos e 40 segundos.
O segundo maior tempo de rádio e televisão ficou para a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que integra a coligação Unidos Por Mossoró, e teve em seu favor 10 minutos e 26 segundos.
A coligação Muda Mossoró, que tem como candidato o geólogo Gutemberg Dias (PC do B), utilizou 2 minutos e 43 segundos. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem como candidato o servidor público Raimundo Cinquentinha teve a sua disposição 2 minutos e 9 segundos, enquanto o candidato do Partido da Social Democracia Cristã, professor licenciado Josué Moreira, da coligação É Hora de Mudar teve à sua disposição dois minutos fechados em seu guia eleitoral.
Debate
Outro momento relevante do processo eleitoral foi a realização do debate, promovido pela TV Cabo Mossoró (TCM) com os cinco candidatos à Prefeitura. O debate contou com a participação de representantes da sociedade civil, que fizeram perguntas aos postulantes, durante os dois primeiros blocos. Nos dois últimos blocos, os postulantes faziam perguntas entre si. O grande alvo foi o prefeito Francisco José Júnior, que foi questionado pelos outros candidatos. Ao final, os postulantes consideram a iniciativa importante e avaliaram positivamente o debate.
do Nominuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário