Detran quer monitorar 40 pontos

Contrato com empresa para colocação de lombadas eletrônicas e pardais foi encerrado em 2012
Contrato com empresa para colocação de lombadas eletrônicas e pardais foi encerrado em 2012
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) ainda não sabe quando vai reinstalar os radares e equipamentos de controle de velocidade dos veículos na Via Costeira e Rota do Sol. Após duas licitações desertas, o processo está parado na secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). Os novos equipamentos deverão ser instalados em 40 pontos das rodovias estaduais que cruzam a capital potiguar. A exceção é a avenida Roberto Freire que não será mais monitorada eletronicamente. 
Na Via Costeira, apesar de os equipamentos eletrônicos não fazerem mais parte do cenário,  as placas que sinalizam o limite de velocidade em 70 quilômetros por hora ainda estão no local e são solenemente ignoradas por  condutores apressados. Sobre a via, a sinalização indicando a presença de radares permanece corroída pelo tempo, embora os equipamentos tenham sido desinstalados no início deste ano.

Em março de 2012, o contrato do Detran/RN com a empresa Serttel Ltda. foi encerrado e não houve renovação. Em janeiro deste ano, os equipamentos que registravam infrações de trânsito foram removidos. Desde então, o Departamento tenta viabilizar uma nova contratação através de licitação. Inicialmente, a previsão era a de que a licitação fosse concluída em junho passado e a empresa vencedora teria até 30 dias para instalar e começar a operar no sistema. No entanto, os prazos não foram cumpridos. 

Em matéria publicada pela TRIBUNA DO NORTE no dia 18 de fevereiro passado, o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, afirmou que, enquanto os novos pardais não fossem instalados, equipamentos como cones para retenção de faixas nos locais onde existia o sistema eletrônico e ainda o uso de câmeras de monitoramento em tempo real, operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar, seriam utilizados. “A realização regular de blitz e aplicação mais rigorosa da lei seca são medidas mais eficazes do que os equipamentos  para segurança no trânsito”, informou.

Na manhã de ontem, a reportagem constatou que apenas no trecho em frente ao posto do Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) há cones sinalizadores e os condutores diminuem a velocidade. No restante da via, apenas as placas com o limite de velocidade estão expostas.

Na Rota do Sol – via de acesso para as prais do litoral Sul – a lombada eletrônica que existia no local também foi retirada. O mesmo ocorreu na avenida Roberto Freire. Além da  lombada eletrônica, dois pardais também foram retirados da via e não serão recolocados. “Na Roberto Freire, não haverá mais controle de velocidade. No local, foram colocadas faixas de pedestre”, explicou a assessoria de imprensa do Detran/RN. 

A assessoria explicou ainda que o processo referente à licitação dos equipamentos eletrônicos estão parado na Searh. A reportagem tentou, na manhã de ontem, ouvir o chefe de gabinete, mas o telefone funcional estava desligado.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário