Pregão Eletrônico da Sesap para compra de alimentos resulta em economia de 40%

A modalidade eletrônica proporcionou economia de tempo, espaço e recursos humanos

Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Comissão Permanente de Licitação (CPL) realizou na última terça-feira (23) um pregão eletrônico de aquisição de gêneros alimentícios para abastecimento da rede hospitalar do Estado. A modalidade eletrônica proporcionou economia de tempo, espaço e recursos humanos. O pregão foi realizado em 2h20min, quando em média levava até três dias para ser executado. “Além da economia de tempo, espaço e recursos humanos, a amplitude de participação que um pregão na forma eletrônica viabiliza, proporcionou uma economia inicial na ordem dos 40%, usando como referência a pesquisa mercadológica, empregada para refletir o preço praticado no mercado e que baliza nossa negociação”, disse Márcia Marques da Silva, presidente da Comissão Permanente de Licitação.
Segundo a presidente da CPL, a opção pelo pregão eletrônico, teve o intuito de proteger a Administração de aquisições com valores aquém do praticado no mercado, o que oneraria desnecessariamente os cofres públicos,sem, contudo, desaperceber as leis que regulamentam as aquisições públicas, por processos licitatórios como a igualdade, a impessoalidade, a moralidade, a probidade e a ampla concorrência. Márcia Marques esclarece que para evitar falhas no instrumento convocatório, que pudessem retardar a finalização do processo, ou ainda aferir fragilidade à aquisição no que diz respeito a preocupação com a segurança alimentar, esta CPL buscou, previamente, consultar os diversos órgãos aos quais competem a regulação, fiscalização e inspeção higiênico-sanitária, bem como legal do seguimento comercial ao qual pertencem os possíveis interessados.
Ela ainda acrescenta que a CPL enfrentou diversas barreiras, tanto internas quanto externas, para fazer a mudança na forma de condução deste tipo de aquisição (de presencial para eletrônico). “Entretanto, com o apoio expresso do Secretário da SESAP, Luiz Roberto Fonseca, esta CPL, em conjunto com a equipe de Nutrição da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), assumimos a missão e realizamos a concorrência, na modalidade eletrônica, sem abrir mão da segurança mínima necessária a Administração, o que gerou uma incomparável economia”, finaliza.
do JH
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário