TEMPORAIS ELEVAM NÍVEL DO CANTAREIRA PELO 2° DIA

:
247 - O nível do sistema Cantareira subiu pelo segundo dia consecutivo, informa boletim divulgado nesta quinta-feira (25). As represas ampliaram a capacidade de água em 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 7,2%, devido às fortes chuvas dos últimos dias. Na quarta-feira (24), o sistema subiu pela primeira vez em muitos meses, passando de 6,7% para 7% de sua capacidade. A última vez na qual a régua do manancial não registrou queda em relação ao dia anterior foi em 16 de abril.
A quantidade de água acumulada no Cantareira permaneceu estável em relação ao dia anterior. O manancial acumula 140 mm de água, o que representa 63,4% da média histórica para o mês de dezembro, que é de 220,9 mm.
Apesar da elevação, a Sabesp, concessionária do serviço de abastecimento, pede que a população continue colaborando com a economia e evitando o desperdício.
Os sistemas do Alto Tietê, também em estado crítico, Guarapiranga e Rio Claro, que abastecem a região metropolitana de São Paulo, também subiram com as chuvas. A exceção ficou para o sistema Alto de Cotia, que baixou 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 31,4% de sua capacidade. O sistema fornece água para 400 mil pessoas.
Para evitar um colapso no abastecimento, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu nesta semana cobrar sobretaxa de quem consumir água além da média. A medida afetaria aqueles que ampliarem o consumo de água em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Pela proposta, quem tiver um aumento de consumo igual ou menor que 20% em relação à média terá acréscimo de 20% na conta. Já os consumidores que gastarem acima de 20% em relação a sua média terão ônus de 50% na conta.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário