“RN estava destruído e Robinson está restaurando a confiança no Estado”

mineiro
Em debate organizado hoje pela Rádio Cidade (94 FM), por meio do “Jornal da Cidade”, entre os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT), líder do governo Robinson Faria (PSD) na Assembleia Legislativa, e o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), da chamada bancada independente, discutiu-se os rumos do Rio Grande do Norte nesses – quase – três meses de novo governo do Estado.

Na opinião de Mineiro, é óbvio que é cedo para ter um julgamento da nova gestão. Mas há, no seu entendimento, a convicção de que o governo Robinson está no caminho correto. Para ele, a administração do Estado estava destruída e o governador assumiu e está trabalhando para restaurar a confiança do Estado.

“Nesses 80 dias, Robinson tem tido uma atitude de buscar restaurar a confiabilidade na administração. A maior tragédia do RN, no meu ponto de vista, é a destruição da confiança na administração pública. Você tem que restaurar essa confiabilidade. Primeiro é essa questão”, disse o petista.

Na ótica de Mineiro, o governador assumiu o poder do Estado e tem optado por não ficar olhando no retrovisor, mas enfrentar os desafios e apresentar soluções. “Robinson tem feito ações, digamos, de apagar fogo e lançar bases para uma retomada do desenvolvimento do Estado. Será assim esse ano no meu ponto de vista”, acredita, apontando a precariedade do orçamento construído pelo governo da antecessora Rosalba Ciarlini (DEM).

Mineiro cita ainda as dificuldades financeiras, a formalidade das finanças, disponibilidade de recursos e crise nacional, com sua baixa arrecadação, como fatores que preocupam. Apesar do quadro adverso, o parlamentar considera que, nesses 80 dias de governo, Robinson “tem tomado atitudes corretas”, inclusive de enfrentamento a crises, como a do Sistema Penitenciário.

Nesse quesito, segundo o petista, Robinson acertou, por exemplo, ao envolver o conjunto da sociedade para encarar a situação prisional precária. “Nos 80 dias, ele tem tomado atitudes corretas, enfrentando crise, por exemplo. A maior crise que o governo enfrentou foi o Sistema Penitenciário, que foi uma bomba que já se previa ser estourada. Estourou semana passada eu acho que ele teve uma postura muito correta de conter a crise e envolver o conjunto dos órgãos do Estado que trabalham com o tema, chamar outros órgãos: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Sociedade Civil, a Pastoral Carcerária, Direitos Humanos, OAB. E fez uma ação que quem acompanha essa temática no Brasil não aconteceu em nenhum Estado. Ele conseguiu conter. Agora, precisa fazer a administração penitenciária”.

Mineiro classificou como “retomada do tempo perdido” a nomeação do ex-subprocurador-geral da República Edilson França para secretário de Justiça e Cidadania, pasta que administra os presídios.  “Todo mundo conhece o professor Edilson Franças aqui do nosso Estado pela sua respeitabilidade e a aposta dele na Secretaria de Justiça acho que se retoma um tempo perdido nesse processo para poder recolocar essa questão”, frisou.

“Governo cumpre o que propôs: buscar retomar o desenvolvimento”

Ainda na avaliação do líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Mineiro, o governador Robinson Faria “pode dormir tranquilo” porque, em sua avaliação, ele está cumprindo com o que propôs: buscar a retomada do desenvolvimento do Estado. “O governador pode dormir tranquilo porque tem cumprido, nesses 80 dias, aquilo que ele se propôs, que é buscar uma retomada do desenvolvimento do Estado”, afirmou Mineiro, ainda ao participar do debate na Rádio Cidade (94 FM).

Ao avaliar o que considera avanço nos setores de saúde, educação, agricultura, recursos hídricos e turismo, Mineiro disse estar confiante na retomada do desenvolvimento do Estado. “O problema do Estado é muito grave, aliás, como em todas as unidades da federação do Brasil. Mas estou muito confiante e acho que temos que apostar que esse governo vai dá certo”, disse o petista.

Na área de Saúde, segundo Mineiro, o maior empecilho diz respeito às dívidas do setor. “Acho que o secretário Ricardo Lagreca tem feito ações também para apagar fogo. São dividas imensas, serviços sucateados e tem conseguido fazer isso e está elaborando um plano de enfrentamento para as demandas da ortopedia, que é a área mais séria entre tantas da saúde”.

Na área da Educação, o deputado cita a implantação do piso nacional este ano e a convocação dos quase 494 professores para repor os aposentados. “Mas tem problema de falta de professores, desestruturação”, diz.

Na área da Agricultura Familiar, segundo ele, o governo tem atacado a questão das sementes. Hoje à tarde haveria, inclusive, reunião para o cadastro ambiental rural. “Os órgãos do governo nesta área têm buscado restaurar a assistência”.

Na área de Recursos Hídricos, de acordo com Mineiro, o governador criou um grupo de trabalho que tem buscado atender as questões mais urgentes e garantir a água para consumo humano. “A questão da barragem de Oiticica se retomou no processo que estava parado”.

Na área do Turismo, o petista recorda a redução do ICMS incidente sobre o querosene de aviação, que surtirá efeito no ano que vem. “Existe uma série de ações que estão sendo tocadas, coordenadas pelo governo”, finalizou.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário