
O edital com as regras da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicado nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo documento, as provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.
As inscrições vão começar na próxima segunda-feira, 25, a partir das 10h, pelo horário de Brasília e seguem até às 23h59 do dia 5 de junho. O MEC informa para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.
Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e as medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa.
Para este ano, o órgão afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem às provas vão perder o direito à isenção na próxima edição.
O primeiro dia do exame terá a aplicação das provas de ciências humanas e ciências da natureza e terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.
O MEC estima que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam no Enem neste ano. O número é superior ao registrado no ano passado, quando 8,7 milhões realizaram a inscrição, dos quais 6,2 milhões compareceram.
Confira aqui o edital do Enem 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário