Empresários e autoridades defendem união pelo Hub da Latam no RN

Foto: Marlio Forte
União e esforço foram as palavras mais citadas durante a primeira edição deste ano do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Versailles Recepções, e teve como principal ponto de discussão a possível instalação do Hub da Latam no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. O evento foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, a Salamanca Capital Investimentos, o Sistema Fiern e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Com o tema “Perspectivas e Desafios para o Turismo do RN”, o seminário reuniu presidentes de sindicatos filiados e membros da diretoria da Fecomércio; autoridades políticas municipais, estaduais e federais; empresários; trade turístico; e pesquisadores. Entre os participantes, foi unanimidade a ideia de que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem potencial para receber o centro de cargas e passageiros da Latam e que os poderes públicos e privados precisam unir esforços para que a escolha seja concretizada.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o Estado tem vivido um momento de grandes oportunidades no setor do turismo e chegou a hora de dar um enorme passo rumo ao desenvolvimento econômico e social. “Já dissemos sim ao projeto do aeroporto, e hoje, para a nossa alegria, é uma realidade palpável. Temos agora que dizer sim ao projeto de implantação do Hub da maior empresa aérea da América Latina, que, caso venha mesmo para o nosso Estado, não só garantirá emprego e renda, mas promoverá justiça social”, afirmou em seu pronunciamento de abertura do seminário.

Para o presidente da Fiern, Amaro Sales, o turismo é um motor de desenvolvimento do Estado. “Sem ele a economia não anda. Por isso estamos unindo esforços em torno da chegada do Hub da Latam. Se já fomos o Trampolim da Vitória, agora desejamos ser o trampolim para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e a redução do ICMS do querosene de aviação foi apenas um dos vários passos que teremos que dar até alcançar o nosso objetivo”.

Já a reitora da UFRN, Ângela Paiva, ressaltou a importância de se discutir o tema turismo na presença dos mais variados setores da sociedade, incluindo a academia. De acordo com a reitora, a UFRN já conta com mais de 500 graduados na área e 60 pós-graduados. “A discussão estimula a experiência enriquecedora de empresas júniores e incubadoras de projetos empreendedores. Sabemos que a pesquisa é o primeiro de muitos passos para alcançar um estado desenvolvido social e economicamente, e por isso não medimos esforços neste sentido”, afirmou.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, também participou do seminário e destacou que a união faz a diferença na disputa pelo Hub. “O RN tem conseguido trabalhar com união e empenho, tanto por parte do poder público quanto do poder privado”, disse. Jaime falou ainda dos pontos positivos que tem o aeroporto potiguar em comparação com os terminais aéreos de Recife e Fortaleza. “É o primeiro do Brasil a ser um ‘aeroporto cidade’. Fizemos todo o planejamento em torno disso e ainda temos muito espaço para crescimento, para realizar as adequações necessárias”, afirmou.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, também prometeram empenho para a possível instalação do Hub da Latam no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
do JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário