As atividades práticas da capacitação Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Ministério da Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, terminaram neste sábado (19), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Morton Mariz, na Ribeira. A capacitação, voltada para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na Atenção Básica e nos CEOs de Natal, durou quatro dias e realizou 1.183 procedimentos a 173 pacientes.
Ao todo, foram realizados 150 exames clínicos, 53 aplicações de flúor, 38 controles de placas, quatro capeamentos, 13 restaurações decíduo, 56 restaurações permanentes anterior, 73 restaurações permanentes posterior, oito exo decíduo, 62 exo permanente, 62 suturas, 291 raspagens supra, 291 raspagem sub, 55 raspagem alisamento polimento, uma curetagem periapical, quatro tratamento endodôntico, um pulpotomia, uma pulpectomia e 20 exames raio X.
A responsável pelo Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Sandra Raíssa, considerou a capacitação um sucesso, principalmente pela qualidade e quantidade de atendimentos realizados durante os quatro dias de atividade prática.
“Em três dias conseguimos superar a produção de 11 meses de atendimento, já que o SUS preconiza 100 procedimentos por mês. Esse foi um momento de muita importância para a odontologia, momento de inclusão social, de aprendizado e, especialmente, de valorização do serviço público praticado”, destaca Sandra Raíssa.
A Prefeitura Municipal de Natal, por meio Secretaria Municipal de Saúde, parceira do projeto, pretende ampliar o atendimento de excelência que está sendo realizado pelo CEO Morton Mariz.
Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde, Áquila Dantas, existem em todo o Rio Grande do Norte aproximadamente 820 mil habitantes com deficiências e só há quatro especialistas para atender a todo esse público. Durante o curso, os participantes verão tópicos sobre manejo, definições de deficiências e também Autismo e Transtorno Mental.
“No Brasil inteiro, há 540 especialistas para atender 45 milhões de deficientes e como é uma especialidade nova, o programa Viver sem Limites, do Governo Federal, passou a capacitar dentistas e auxiliares de todo o Brasil para atender todo esse público nas unidades de saúde, ampliando a rede de atenção e cuidado à saúde bucal em todo o país”, destacou Áquila Dantas.
O diretor do CEO Morton Mariz, o cirurgião buco-maxilo-facial Walmir Nunes, falou que a capacitação dos profissionais é importante para que eles possam levar os conhecimentos adquiridos para as unidades de saúde onde estão lotados e possam, assim, ampliar e melhorar a rede de atendimento aos pacientes com deficiências ou que necessitem de uma atenção e manejo diferenciado, como no caso de autistas e portadores de transtornos mentais severos.
“A grande importância é transformar o seu local de trabalho através da capacitação dessas pessoas, exercendo a sua atividade de acordo com as necessidades do público. Conversei com todos os participantes no início desta manhã, para que eles possam elevar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde de Natal com deficiência”.
Fonte: JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário