Prefeitura de Natal fará diagnóstico de problemas ambientais no Rio Pitimbu

Mutirão realizado neste sábado (26) recolheu meia tonelada de lixo das margens do Rio Pitimbu (Foto: Wellison Felipe/ Assessoria Semurb)
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) anunciou nesta segunda-feira (28) que vai fazer um diagnóstico para mapear os principais problemas da faixa do Rio Pitimbu que passa pelo município. De acordo com Leonardo Almeida, chefe do setor de fiscalização ambiental da Semurb, o objetivo do estudo é auxiliar no desenvolvimento de politicas de preservação mais específicas.
Ainda de acordo com Leonardo Almeida, já existem planos de recuperação do rio, mas pouca coisa foi feita. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu também adverte que toda a extensão do Rio Pitimbu está poluída e precisa urgente de políticas para a preservação.
Neste sábado (26), a equipe da Inter TV Cabugi acompanhou o mutirão realizado pela Semurb em um trecho do Rio Pitimbu no bairro do Planalto, na Zona Oeste de Natal (veja o vídeo ao lado). A ação reuniu cerca de 80 pessoas, coletou quase meia tonelada de lixo e plantou 100 mudas de árvores nativas às margens do Pitimbu.
De acordo com Marcelo Rosado, secretário da Semurb, a população precisa saber da importância do Rio Pitimbu para o abastecimento da cidade. “A Lagoa do Jiqui é responsável por ajudar na diminuição do nitrato na água que consumimos em Natal. Então, se essa água fica comprometida, a população ficará prejudicada”, apontou.
Rio Pitimbu
A bacia do Pitimbu possui uma área de 128,76 Km, sendo uma zona de preservação ambiental (ZPA-3). Além de Natal, o rio percorre mais dois municípios da região Metropolitana: Macaíba e Parnamirim. Com seus 34 km de extensão, ele nasce na comunidade Lagoa Seca, em Macaíba até chegar a Lagoa do Jiqui, em Parnamirim e é responsável por cerca de 30% do abastecimento da capital potiguar.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário