O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participa hoje (28) de sessão conjunta do Senado e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para falar sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. O debate vai ocorrer na sede do parlamento estadual com a presença de membros da bandada federal e do governador Robinson Faria (PSD).
A população norte-rio-grandense espera que o encontro não seja mais um ‘convescote’ entre os políticos, geralmente acostumados a um blablablá sem fim.
O Rio Grande do Norte já entrou no quinto ano de seca, seus reservatórios somam 24% de água, e os prejuízos com a estiagem são estimados em quase R$ 5 bilhões.
O drama da seca atinge diretamente 153 municípios do Estado, e um terço deles não tem água sequer para dar de beber às pessoas e aos animais.
Os políticos locais precisam arrancar do ministro o compromisso de garantir a continuidade das obras do São Francisco para o Estado [ameaça de interrupção ou redução no ritmo], as adutoras de engate rápido para uma dezena de municípios, e amarrar o dinheiro dos carros-pipa.
Sem os recursos emergenciais, o Rio Grande do Norte pode ver o agravamento dos efeitos da seca nas cidades e na economia do Estado.
Vamos ver o que o ministro Gilberto Occhi tem a dizer. O mar não está para peixe em Brasília, como o sertão está muito longe de virar mar.
do nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário