[Outubro Rosa] Projeto Reviver leva conscientização e acolhimento a pessoas com câncer no RN

Para os que descobrem que estão acometidos por um câncer, o primeiro momento é o mais difícil. Pensando nisso, um grupo de 30 mulheres de Natal fundou, em 2012, o Projeto Reviver, que faz o acolhimento individual com quem acabou de descobrir a doença e necessita de apoio, além de ações de prevenção durante todo o ano.

O Reviver marca a primeira da série de reportagens especiais que o mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) fará em alusão ao Outubro Rosa, que começa nesta quinta-feira (1). O grupo, em parceria com a Assembleia Legislativa, instalou uma unidade móvel no estacionamento da Sede do Poder Legislativo, em frente à Praça Sete de Setembro, Centro de Natal, e estará até amanhã (2) realizando atendimento e trabalho de conscientização.

“Nós fazemos acolhimento à pessoa com câncer. Quando sabemos de alguém que descobriu a doença, entramos em contato e damos uma força, já que já passamos pelo problema e sabemos como é esse momento”, disse a sócia-fundadora Idaísa Fernandes. “Nós conversamos, passamos dicas, informamos sobre os direitos, enfim, fazemos acolhimento individual com essas pessoas”, completou.

“O grupo Reviver surgiu em outubro de 2012, com a iniciativa de algumas amigas que tinham tido câncer”, explicou Idaísa. “Na maioria das vezes, quando descobrem a doença, as pessoas não querem ver ninguém, então fazemos o primeiro contato por telefone, WhatsApp ou e-mail”.

Desde o ano passado, o Projeto Reviver também criou a Caravana Saúde da Mulher. “Uma vez por mês, vamos a alguma cidade do interior do estado e passamos um dia inteiro fazendo exames Papanicolau, que diagnosticam o câncer do colo do útero”. Na Caravana, o grupo também orienta jovens e mulheres sobre o autoexame, além de abordar a necessidade de uma boa higiene pessoal com crianças, evitando, assim, dois tipos de câncer que têm crescido em número de casos no Brasil: de vagina e pênis.

Hoje, o grupo possui 320 associadas contribuintes que doam entre R$ 30 e R$ 500. Além disso, tem pleiteado junto a deputados emendas parlamentares. O objetivo é adquirir uma unidade móvel própria (a que utilizam atualmente é arrendada). “Se tivéssemos o nosso próprio mamógrafo, poderíamos realizar mais atendimentos, e seria Outubro Rosa o ano inteiro”, disse Idaísa.

A unidade móvel conta com o apoio de duas técnicas de enfermagem. Após realizado, o exame é encaminhado para uma clínica conveniada, e o resultado sai em 15 dias. O grupo, então, informa às pacientes sobre o diagnóstico e, caso seja necessário, faz o acolhimento individual e encaminhamento à Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

Nas próximas duas semanas, a unidade móvel estará na Zona Norte de Natal. Depois, bairro Cidade da Esperança (Oeste) e Ribeira (Leste). Em novembro, é a vez das cidades de Mossoró, Currais Novos, São José de Mipibu e Ceará-Mirim.

No atendimento hoje e amanhã, no estacionamento da Assembleia Legislativa, qualquer mulher acima de 50 anos pode fazer a mamografia, levando documento de identidade com foto. Abaixo dessa idade, apenas com indicação médida por escrito. A unidade funciona entre 7h30 e 17h.

Para saber mais sobre o Projeto Reviver, como ajudar e o calendário de atividades, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário