Arquibancadas em fase final de construção, laudos em conformidade com as exigências das autoridades competentes, gramado impecável e empenho do poder público. O Estádio José Nazarenão do Nascimento, o Nazarenão, em Goianinha, está quase pronto para receber os jogos de América e Alecrim pelas séries C e D do Campeonato Brasileiro. A reportagem de O Poti/Diário de Natal esteve no município para acompanhar os preparativos na nova casa de americanos e alecrinenses a partir do mês de julho.
Para a administração municipal, a cidade já está com tudo pronto para receber as caravanas de torcedores que sairão de Natal para acompanhar América e Alecrim no Nazarenão, além de pessoas vindas de outros estados - no caso dos times visitantes - e de cidades vizinhas. "Goianinha já vem crescendo há um bom tempo e a cidade está com a estrutura preparada para sediar jogos do Campeonato Brasileiro. Nós temos na cidade ótimos serviços na área de restaurante, hospedagem, postos de combustíveis, enfim, tudo que as pessoas vão precisar durante a viagem", ressalta o prefeito de Goianinha, Júnior Rocha.
Para o prefeito, a parceria entre prefeitura e clubes será benéfica para ambos os lados, já que Alecrim e América terão um bom estádio à disposição, enquanto a cidade ganhará novos visitantes, que, segundo ele, serão bem recebido e acomodados. "Contamos com a grande vantagem da duplicação da BR-101 que permite a viagem mais rápida, sem congestionamentos e com mais segurança, evitando acidentes. Goianinha também é conhecida por ser uma cidade tranquila e durante os jogos a prefeitura vai intensificar o serviço da segurança, permitindo que o torcedor fique ainda mais tranquilo", salienta Júnior Rocha.
Dentro de campo os clubes de Natal também estarão bem servidos, segundo o secretário municipal de esporte de Goianinha, Washington Lima. Ele diz que apenas durante o Campeonato Potiguar deste ano já foram investidos R$ 13 mil na manutenção do gramado do Nazarenão, apontado como um dos melhores do estado.Além disso, a ideia da prefeitura é aumentar o serviço de bares do estádio, aumentando de dois para quatro estabelecimentos, otimizar o espaço destinado aos profissionais de imprensa, que já passou de dois para seis salas neste ano. Com o dinheiro do convênio para a conclusão do módulo de arquibancadas principal - R$ 192 mil - já depositado na conta da prefeitura, a expectativa da secretaria de esportes é que até o dia 17 de julho, data da estreia do América em casa na Série C, o estádio Nazarenão esteja em condições de jogo e acomodação.
Materiais do Machadão serão reaproveitados
Antes que tudo vire pó para a construção do Estádio das Dunas, a prefeitura de Goianinha quer aproveitar vários equipamentos do estádio Machadão para realizar melhorias no Nazarenão. A ideia do secretario Washington Lima é aproveitar cadeiras, catracas, carro-maca, banheiras e até o emborrachado do piso dos vestiários. Para isso ele pretende solicitar de forma oficial ao governo do estado a doação desses equipamentos. Em relação ao sistema de iluminação do estádio de Natal, que seria transferido para Goianinha como queria o ex-presidente do América Clóvis Emídio, Washington informou que esta possibilidade já foi descartada e que a iluminação será toda nova e estará instalada até o mês de julho, o que, segundo ele, já foi garantido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).
Para o secretário de esportes, a doação de alguns destes equipamentos representaria ganhos para a prefeitura e ao governo do estado, já que o estádio ficaria melhor aparelhado para sediar os jogos sem a necessidade deinvestimento para Isso. "Nós queremos muito viabilizar que esses materiais sejam trazidos aqui para Goianinha, afinal será uma economia muito grande para nós e também para o governo, que é quem tem feito o maior empenho nessa questão dos mandos dos jogos aqui em Goianinha", comenta Washington. Além de aparelhos ligados ao futebol, Goianinha tem a intenção de viabilizar parceria para a construção ou doação de materiais para prática de outros esportes, no caso o atletismo.
Estádio possui seis cabines de imprensa e internet
Com a conclusão do módulo principal de arquibancadas e a instalação do sistema de iluminação, a prefeitura de Goianinha já pensa em buscar parcerias para viabilizar mais melhorias para o estádio Nazarenão. Segundo Washington Lima, já existe o pensamento de otimizar o espaço físico localizado em baixo das novas arquibancadas com a construção, além dos dois bares previstos já para antes das estreias de Alecrim e América na séries C e D, de uma praça de alimentação, lojas, salas comerciais e mais dois vestiários. "De início nós não teríamos como realizar preliminares antes dos jogos pois não teríamos como acomodar bem todos os atletas das equipes. Por causa disso a gente quer fazer mais dois vestiários em baixo das arquibancadas novas", explica Washington. Outros setores que devem receber benfeitorias é o de imprensa e a tribuna de honra. Quando inaugurado tinha, além do espaço para autoridades, apenas duas cabines de transmissão de rádio. Depois que o Palmeira começou a disputar a divisão principal, o espaço foi otimizado e deu lugar a seis cabines de imprensa. A ideia é restaurar o espaço antigo, a tribuna de honra, e criar um novo local exclusivo para os profissionais de imprensa, com áreas divididas para redes de televisão, rádios e profissionais de jornais impressos e internet. Contando com o empenho do governo estadual, a cidade de Goianinha espera que todas estas ações sejam realizadas."Nós agradecemos e contamos muito com o apoio da governadora Rosalba e esperamos que esses projetos sejam concretizados o mais rápido possível através das parcerias", disse Lima.
Ficha técnica
Nome: Estádio José Nazareno do Nascimento
Apelido: Nazarenão
Endereço: BR 101 Sul, s/n, bairro de Novo Horizonte, Goianinhna-RN
Fundação: 19/06/2007
Capacidade atual: 4 mil
Capacidade final: 8 mil
Dimensões do campo: 105x74 metros
Apelido: Nazarenão
Endereço: BR 101 Sul, s/n, bairro de Novo Horizonte, Goianinhna-RN
Fundação: 19/06/2007
Capacidade atual: 4 mil
Capacidade final: 8 mil
Dimensões do campo: 105x74 metros
Acesso
A principal dificuldade do estádio é o acesso. Apesar de o trecho da BR-101 que liga Natal a Goianinha estar praticamente duplicado, o perímetro urbano da rodovia em Goianinha causa alguns transtornos aos motoristas. Já pensando nisso a prefeitura viabilizou um desvio que já diminuiu consideravelmente o movimento em frente ao Nazarenão, que fica localizado próximo ao centro comercial da cidade, fazendo com que os carros que trafegam no sentido Canguaretama - Pipa não trafeguem no trecho que dá acesso ao estádio.
Estacionamento
Com uma área bastante ampla, o entorno do estádio conseguiu acomodar bem os veículos dos torcedores em dias de jogos do Palmeira de Goianinha, inclusive nas partidas contra ABC e América. Pensando no fluxo ainda maior de torcedores, a prefeitura informou que irá pavimentar todo o estacionamento, disponibilizando inclusive um outro terreno existente por trás da praça esportiva.
Avestiários
Apesar de ter sido o único ponto que mereceu considerações dos técnicos da secretaria de infraestrura do governo em virtude de algumas infiltrações, os vestiários do Nazarenão foram bem avaliados e apresentam uma ampla área de circulação e acomodação. Segundo Washington Lima, até o início da Série C serão instalados armários para guardar os pertences das delegações.
Enfermaria
O Nazarenão já conta com uma sala de enfermaria, que ainda não está em funcionamento. Até o início do Campeonato, a prefeitura garantiu que serão insta
lados equipamentos de uso médico, como maca, pia, revestimento hospitalar, desfribilador e material de primeiros socorros.
DN Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário