Prefeita Fafá Rosado quer acabar com "indústria das carteiras de estudante"


Raul Pereira
Prefeita Fafá Rosado quer impedir a emissão de carteira para falsos estudantes
A prefeita Fafá Rosado (DEM) promete colocar um fim na denominada "indústria das carteiras de estudantes", em Mossoró. 

Ela já abriu dialogo com as entidades representativas dos estudantes que atuam na cidade para que se possa ter conhecimento sobre o número de entidades que atuam em Mossoró e a regularidades dessas representações. Além disso, a partir desse dialogo será possível apresentar a proposta da prefeita.

De acordo com sua assessoria, Fafá pretende fazer com eu todos os estudantes das redes publica e privada de ensino possam ter acesso a carteira de estudante, que hoje em consequência dos valores cobrados muitos estudantes carentes ficam sem o documento. "Em Natal a prefeitura conseguiu acabar com o problema através de decreto do Executivo. Temos a intenção de fazer o mesmo em Mossoró. Hoje a carteira de estudante tem um preço alto o que faz com que muitos estudantes da rede publica não tenham acesso ao documento. Nossa proposta é assegurar de forma gratuita a carteira para os estudantes da rede publica e baixar o preço para os estudantes da rede privada" acrescentou a chefe do executivo.

A proposta da prefeita é seguir o exemplo do que foi feito em Natal, onde desde março desse ano a prefeitura assegurou aos estudantes, o direito de terem a Identidade Estudantil Eletrônica gratuitamente. O documento é válido em todo o território nacional. 

"A partir da regulamentação dessa situação vamos iniciar o processo que visa assegurar a Identidade Estudantil Eletrônica em todas as escolas da rede pública de ensino, garantindo o direito dos estudantes", declarou a prefeita.

Na prática, o decreto assinado pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa, além de instituir a gratuidade, unifica a tradicional identidade estudantil ao cartão do estudante utilizado como vale-transporte. O objetivo é modernizar, simplificar e tornar mais seguro os meios de pagamento de passagens e de identificação do estudante. 

No caso de Mossoró a medida atingirá principalmente alunos de baixa renda, que não têm dinheiro para pagar a taxa da carteira de estudante junto às entidades estudantis que hoje em preço médio entre R$ 10,00 e R$ 15,00.

Todo o processo de emissão da Identidade Estudantil Eletrônica será coordenado pela prefeitura de Mossoró. Além do benefício proporcionado aos estudantes, a prefeitura terá o efetivo controle da emissão documento, combatendo assim o falso aluno. 

De acordo com a proposta, as entidades estudantis terão um prazo ainda a ser definido para apresentarem a prefeitura, a relação de toda a documentação exigida para fazer a habilitação e, assim, ter autorização para iniciar a emissão da Identidade Estudantil Eletrônica.
Fonte: Jornal Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário