Programa criado pela Prefeita Maria do Carmo Lara (PT) já atende 10 mil alunos com ampliação da permanência de crianças e adolescentes nas escolas e atividades extraclasses
De oito a dez horas diárias no ambiente escolar. Três a cinco refeições diárias balanceadas. Aulas educação ambiental, afetividade e sexualidade, direitos humanos, percussão, fanfarra, coral, musicalização, dança, artes visuais, práticas circenses, teatro, capoeira, informática, recreação, futebol, futsal, vôlei, natação, taekwondo, letramento, matemática, gastronomia e ainda, acompanhamento pedagógico com ênfase nas disciplinas de Português e Matemática. Dessa forma, o Programa Escola da Gente da Prefeitura de Betim (MG) encerra seu 3º ano de atividades e comemora a marca de 10 mil alunos da rede de educação acolhidos, com idades entre seis e 14 anos.
O Escola da Gente proporciona atividades estruturadas dentro do programa Mais Educação, do Governo Federal, cujo objetivo é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas e melhorar o ambiente escolar. Em Betim, o programa inclui 32 escolas da rede de educação integral do município e aposta em atividades diversificadas para assegurar o desenvolvimento humano das crianças, sobretudo, para elevar a aprendizagem e contribuir para redução dos índices de criminalidade na cidade.
Localizadas em regiões de vulnerabilidade social, por intermédio da Prefeitura, as unidades escolares foram escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além das escolas, essas atividades são realizadas em diferentes espaços da comunidade, como clubes, praças, sítios, salões paroquiais, complexos esportivos e outros. A proposta da Prefeitura é estender o Escola da Gente para toda a rede de ensino municipal até 2012.
Na visão da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), mais que um programa de educação integral, o Escola da Gente pretende aprimorar a qualidade do ensino a partir da formação cidadã das crianças e adolescentes, num modelo de cidade educadora, no qual poder público e sociedade se unem para ampliar e fortalecer a instituição escolar. “Estamos oferecendo uma educação multisetorial, conjugando políticas públicas, novos espaços, novas formas de disseminar o conhecimento. Não tenho dúvida nenhuma de que é por meio da educação que vamos mudar o quadro social da nossa cidade e do nosso país”.
Educação além da escola – Segundo a prefeita Maria do Carmo Lara, desde junho de 2009, quando o programa foi criado, a prefeitura oferece formação integral para os alunos da educação fundamental e oportunidades para que eles conquistem seu espaço na sociedade. “Com as crianças na escola em tempo integral, os pais podem, inclusive, exercer uma atividade profissional em tempo integral com a certeza de que seus filhos não estarão nas ruas, suscetíveis à violência e às drogas”, ressaltou Maria do Carmo Lara.
O programa tem o envolvimento de diversas secretarias da Prefeitura, dos funcionários municipais, dos parceiros, da comunidade e das famílias dos alunos. O resultado é que, além de uma formação melhor para os estudantes, os familiares também passam a ter mais acesso à cultura, saúde e esporte por meio de eventos, visitas a museus, espetáculos, cinema e excursões. Para a prefeita Maria do Carmo Lara, os investimentos em programas sociais e educacionais como o Escola da Gente, contribuem consideravelmente na queda da criminalidade na cidade. “Desta forma, garantimos, além do ensino regular, oficinas culturais, artísticas e esportivas durante todo o dia. Para a família é uma tranquilidade saber que os filhos não ficam na rua enquanto os pais trabalham”, ressalta Maria do Carmo.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário