No dia do circo, 27 de Março, o prefeito Gonçalo de Assis Bezerra, do município de Senador Georgino Avelino, no litoral sul/agreste potiguar, prestará uma homenagem ao palhaço Facilita, maior nome da arte circense no Rio Grande do Norte. Serão homenageados também: Aucides Bezerra de Sales, pesquisador da Fundação José Augusto; Alberi Silva, o palhaço Tutti-fruti; Érica Lima, autora do documentário "O Circo do Palhaço Facilita”; dentre outras pessoas da comunidade.
As homenagens serão prestadas durante o Simpósio: “Saúde Mental, Arte Circense e Cultura Indígena/Cigana”, que o município estará sediando, na próxima terça-feira, dia 27 de Março, como programação sociocultural alusiva ao dia do circo, cujo objetivo é desenvolver atividades educativas e socioterápicas para crianças, adolescentes e população adulta do município e região.
As atividades do simpósio envolvem exposições sobre cultura indígena e cigana; colóquio sobre quiromancia (arte de ler mãos), ministrado pelo pesquisador social e médico psiquiatra Epitácio Andrade; atividade recreativa com os palhaços Tutti-fruti (Alberi Silva) e Pipoca (Aucides Sales), além da sessão de homenagens, que ocorrerá antes da exibição do documentário “O Circo do Palhaço Facilita”, da jornalista Erica Lima, e do debate com o jornalista Alexandre Santos, da emissora universitária de televisão (TV-U).
O acolhimento aos convidados do simpósio será no Terminal Turístico da Laguna de Guaraíras, que foi construído, integralmente, na gestão do prefeito Gonçalo de Assis Bezerra.
Entre os participantes da atividade que envolve a temática da saúde mental com a cultura, está uma turma de dez estudantes do curso de psicologia de uma universidade de Natal, capital do estado.
Capa do Novo DVD do Circo Facilita.
Texto: Epitácio de Andrade Filho, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social.
Fonte: Via Email
Nenhum comentário:
Postar um comentário