Caixa eletrônico do BB instalado na sede do Idema é arrombado por quadrilha em Natal

Quadrilha obrigou vigilante a desligar alarme. Idema está a poucos metros de distância da residência oficial da governadora. Foto: José Aldenir

Seis homens armados conseguiram arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil instalado dentro das dependências do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Antes, eles sequestraram o vigilante do órgão estadual quando este saia do expediente e o obrigaram a desligar o sistema de alarme.
De acordo com dados preliminares dos peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN), os bandidos roubaram três, dos quatro gavetões onde as cédulas de dinheiro ficam guardadas dentro do equipamento. Eles ainda deixaram para trás um garrafão de água mineral e uma lona preta, usada para impedir que as pessoas que passassem do lado de fora do prédio percebessem a movimentação criminosa no local.
Antes de invadir o prédio do Idema, que fica localizado na Avenida Nascimento de Castro e a menos de 50 metros de distância da residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini, os bandidos renderam o vigilante do órgão nas proximidades da Avenida Salgado Filho, por volta das 18h. O trabalhador tinha acabado de sair do expediente e estava retornando para casa, quando foi atacado pelos criminosos, divididos em dois veículos Kia Cerato.
Depois, ele foi mantido refém por cerca de duas horas, tempo em que os criminosos ficaram aguardando os últimos servidores saírem do local de trabalho, para poderem entrar no prédio sem serem vistos. Uma câmera do sistema de monitoramento eletrônico, instalada de frente para o terminal, foi virada para a parede.
Conforme informações da Polícia Militar, os bandidos obrigaram o vigilante a desligar o alarme do prédio e o trancaram em uma sala, sem telefone ou celular, enquanto eles arrombavam o equipamento, situado atrás da recepção principal do Idema. Depois que retiraram os gavetões, fugiram nos dois veículos usados para o crime.
O refém só conseguiu se libertar da sala depois das 22h, quando ligou para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e relatou o ocorrido. Várias guarnições foram encaminhadas para o local e deram início às diligências para tentar localizar e prender a quadrilha, sem sucesso.
Servidores ficaram surpresos com o crime
Por volta das 8h de hoje, quando os servidores do Idema começaram a chegar ao local de trabalho para o expediente, foram surpreendidos com o cheiro de queimado e a bagunça que ficou na recepção principal do prédio, após a ação criminosa. Muitos relataram o sentimento de insegurança em que vive a população potiguar e também casos de assaltos ocorridos nas proximidades do órgão.
“Só na semana passada, foram quatro assaltos ocorridos a poucas quadras daqui. Não temos segurança alguma, não vemos policiais nas ruas, não sabemos a quem recorrer e agora, mais essa. Precisamos de segurança, a coisa está difícil no Estado”, desabafou um servidor, que não quis se identificar.
Pouco depois das 8h30, um carro-forte de uma empresa de valores chegou ao local e três seguranças armados passaram a guardar o caixa eletrônico arrombado, já que ainda havia restado uma gaveta com dinheiro no equipamento, que os bandidos não conseguiram levar. A quantia em dinheiro levada pela quadrilha não foi divulgada. E as buscas pelos criminosos  continuam.
http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário