Delegado vai intimar novas testemunhas do homicídio

O delegado Graciliano Lordão (15ª DP) espera concluir até o fim da semana a série de oitivas sobre o assassinato do espanhol Francisco Angel Moreno Matellano, ocorrido no sábado (23) no interior do apartamento de nº 6, onde ele morava, no Condomínio Portonovo, em Ponta Negra. Lordão disse que já ouviu cinco pessoas, inclusive a ex-companheira da vítima, Eliane Caetano Pereira, mas não declinou o nome das outras pessoas que foram ouvidas até agora.
Emanuel AmaralSegundo Lordão, até ontem, os laudos não tinham sido enviadosSegundo Lordão, até ontem, os laudos não tinham sido enviados

Graciliano Lordão disse que deverá ouvir mais cinco pessoas, no entanto, não quis adiantar os nomes para não prejudicar as investigações sobre o processo que já conta com 30 páginas. Ainda não foram anexados aos autos, por exemplo, o laudo pericial da cena do crime e o exame de necrópsia feito no corpo da vítima.

Com a finalização dos depoimentos de pessoas que conheciam ou tinham algum tipo de relacionamento com "Paco", como era conhecido o espanhol, o delegado Lordão disse que vai traçar um perfil da vítima e, a partir daí, vai poder definir uma linha sobre a motivação do homicídio do espanhol, que na noite da sexta-feira (22) anterior à madrugada do crime,  esteve jogando cartas na casa de pôquer no bairro.

Lordão disse que "existe uma dificuldade inicial para a elucidação do homicídio, porque no Condomínio Portonovo, com dez apartamentos e dos quais quatro ainda pertenceriam ao espanhol, não existe câmeras de circuito interno de TV e nem  tem funcionário que atue como porteiro".

A TRIBUNA DO NORTE também apurou junto à Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do  Norte, que o espanhol "Paco" tinha visto de moradia permanente no Brasil, sendo que a sua carteira de identidade de estrangeiro no país estava para vencer em agosto de 2013. Como ela já tinha 60 anos, a nova cédula seria definitiva.

O espanhol não tinha nenhum problema no âmbito criminal na Justiça do Rio Grande do Norte, a não ser três ações em tramitação em três Varas Cíveis da Comarca de Natal, referentes a questões imobiliárias, pois contra ele era cobrada uma dívida de R$ 7.124,68 desde dezembro do ano passado por parte da Abreu Brokers Serviços Imobiliários S.A, cuja ação monitória tramita na 16ª Vara Cível, enquanto na 7ª  Vara Cível tramitava uma interpelação judicial movida pela construtora Ecocil e Porto Arena Incorporações Ltda, desde março de 2012, em virtude de um débito de 2.266,64 em valores de julho de 2012 e que dois dias antes de ser assinado, a juíza Amanda Costa Dias havia expedido uma notificação judicial para a vítima.

"Paco" também era parte, como testemunha, em outra ação movida na 4ª Vara Cível por um cliente da empresa Conero Construções Incorporações e Empreendimentos Ltda. 

Depoimento 

Na última terça-feira, 26, a ex-mulher de Paco, a dona de casa Eliane Caetano prestou depoimento na tarde de ontem, ao delegado Graciliano Lordão, na 15ª DP, em Ponta Negra. A dona de casa se apresentou espontaneamente, na companhia do irmão, antes de ser intimada. A oitiva iniciou por volta das 15h e durou cerca de sete horas. Outras três pessoas - entre funcionários e moradores do Condomínio Porto Novo - já foram ouvidas.

Para o delegado Lordão é preciso, nessa fase da investigação, conhecer os hábitos e rotina da vítima e com quem Angel se relacionava. Nesse sentido, ele justificou o largo espaço de tempo em que colheram as informações da ex-mulher de "Paco", como o espanhol era conhecido. O delegado não afasta nenhuma hipótese de investigação e disse que qualquer um pode ser suspeito, inclusive a ex-mulher do espanhol. 

da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário