Presos escavam túnel e 19 fogem de núcleo de custódia


Na noite de ontem (27), 19 presos fugiram do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança. Os detentos escavaram um túnel do chão do banheiro até a área externa da detenção. Quatro detentos já foram recapturados.

Ao todo, 75 presos estavam custodiados no local aguardando transferências para presídios provisórios. Contudo, por volta das 21h50 de ontem, 19 conseguiram escapar através de túnel cavado desde o banheiro da unidade. No momento da fuga, havia três agentes da Polícia Civil fazendo a custódia dos presos, que usaram o túnel escavado a partir do ralo e esgoto do banheiro da cela. De acordo com a Polícia Civil, eles escalaram o muro por trás do prédio e ainda superaram uma cerca de arame (serpentina) que existe na parede. 

"A gente esperava que eles fugissem pela frente", disse um agente que não quis se identificar, porque os presos já estão furando uma parede que fica para a frente dessa avenida. 

Na ocasião da fuga, os agentes também estavam preocupados, porque dos 16 presos que tinham vindo das Delegacias de Plantão das Zonas Norte e Sul, dez já tinham sido transferidos à noite para o sistema prisional, mas seis estavam sem algema e soltos numa antessala do corredor do Núcleo de Custódia. 

Um dos agentes afirmou, ainda, que a fuga só não em maior número de presos porque um "gordinho" não pôde passar pela abertura de 30 centímetros de diâmetro feita na base do muro do Núcleo de Custódia "e que apanhou bastante dos outros presos que não puderam fugir".

Logo após ser registrada a fuga, o detento que ficou entalado foi recapturado ainda dentro do túnel, enquanto a Polícia Militar encontrou outros três nas vias próximas ao Núcleo de Custódia, que também já foram devolvidos à unidade prisional. Os outros 15 seguem foragidos e a PM está em diligência para tentar a recaptura.

Os fugitivos recapturados foram Geovânio Camilo Marques, Arthur Matias Costa e Silva, Danilo José da Silva e Gleiton Soares Costa. Continuam foragidos: Anderson Rodrigues da Costa, Clóvis José de Andrade, Francisco Canindé da Silva, Francisco Rômulo da Silva, Gilmar Júlio do Nascimento, Henrique Eduardo da Silva, Ingreisson Bezerra da Silva, Jamilton Oliveira da Silva, Joab Vieira, Lindomar Macedo de Oliveira, Michel Jackson de Brito Pereira, Paulo Jeferson Alves Soares, Rosivaldo Otaviano de Lima, Samy Raul Nobre de Queiroz, Wendel Michel da Silva.

Estresse leva à internação de diretora do núcleo

A diretora do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, a agente policial Tânia Pereira, foi internada às pressas na noite dessa quarta-feira (27) devido a carga de estresse que vem sofrendo naquela unidade. Ela foi levada às 20h30 de ontem para a Promater, em Lagoa Nova, onde ouviu do médico que a atendeu que "a situação não é muito boa", principalmente se continuasse à frente da direção daquela unidade prisional na Cidade da Esperança.

Tânia Pereira já está em casa e, por telefone, informou que vai ficar afastada de licença médica por quatro dias, devendo voltar às suas atividades na próxima segunda-feira (4). "Eu me internei antes da fuga e só vim saber no outro dia de manhã, porque o pessoal não quis me informar para não piorar minha situação".

Segundo ela, as suas férias estavam previstas para o mês de fevereiro, que acaba de expirar, mas por conta da deficiência de recursos humanos nos quadros da Polícia Civil, e por causa dos problemas na carceragem do Núcleo de Custódia "foram sustadas".
Tânia Pereira também contou que tem duas licenças prêmio para tirar, mas inda não conseguiu gozar desse benefício concedido aos funcionários estatutários do serviço público estadual. "Em 23 anos de carreira na Polícia Civil, nunca gozei uma licença prêmio, inclusive já averbei uma ao tempo de serviço", continuou ela.

Ela ainda informou que, mesmo antes de ser levada ao hospital pelo colegas, já havia encaminhado um ofício para a Delegacia Geral da Polícia Civil, dando conta de que pelo menos 14 presos chegaram ao Núcleo de Custódia até sair de lá, tanto que os advogados de presos não estavam sendo admitidos para conversar com sua clientela e nem os agentes ali lotados podiam entrar na cela devido a superlotação. 

*Atualizada às 10h52 para acréscimo de informações
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário