Espaço para mil e uma utilidades

A previsão é que o Carnatal receba um público estimado em cem mil pessoas durante os quatro dias de festa no pátio da Arena
A Arena das Dunas perto de completar o seu primeiro ano de funcionamento vai receber um público que pode superar a casa de 1 milhão de pessoas com a realização de eventos e partidas de futebol. O que faz da arena potiguar, construída para receber os jogos da Copa do Mundo, a segunda mais visitada do Brasil, perdendo em movimentação apenas para o novo Maracanã, segundo Cláudio Bahia, gestor de conteúdo do consórcio arena das Dunas.

Os números são plenamente satisfatórios, pois tudo aquilo que foi projetado para esse novo espaço de Natal, está sendo concretizado. A arena está comprovando ser um espaço multiúso e além das 47 partidas de futebol, teve suas portas abertas para um variado leque de atividades, que foram desde shows até simpósios de implante auriculares.

“Nós temos espaços suficiente para abrigar qualquer tipo de evento. Pode ser o Carnatal, que reúne milhares de pessoas em nosso pátio externo, até aniversário ou casamento. Não importa o gênero, nós temos condições de nos adaptar a qualquer circunstância. O importante é que o nosso cliente saia daqui satisfeito com os nossos serviços”, destaca Cláudio Bahia.

Para o gerente de marketing da Arena das Dunas, Arthur Couto, o mais importante é que a população potiguar está podendo conferir que tudo aquilo que foi prometido durante a construção dessa nova praça está se tornando realidade.

“Nós enfrentamos uma questão muito forte de ciclos de desconfiança, mas finalmente essa atmosfera virou. Primeiro diziam que a arena não seria construída, pois não iam demolir o Machadão, iniciado o projeto diziam que não iria ficar pronto pois iria faltar verba, depois de quase concluído diziam que não ficaria pronto a tempo para abrigar a Copa do Mundo, depois disseram que ABC e América não poderiam jogar no estádio, que os preços seriam impeditivos para os clubes e os torcedores locais. A outra onda foi de que não abrigaria evento e que seria um elefante branco. Todos esses tabus foram caindo um a um e nós estamos nos transformando num dos mais importantes centros de captação de eventos do estado”, frisou Arthur.

O esforço para fazer a Arena das Dunas cair no gosto dos natalenses e da população, de um modo geral, vem sendo recompensado. Primeiro pelo fato de o equipamento com padrão Fifa, dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, estar contribuindo para o retorno das famílias ao futebol e segundo pelo fato de ter aumentado o público médio das partidas entre os clubes locais. Uma prova cabal desse fato foi a decisão do Campeonato Estadual desse ano, quando jogando contra o Globo, o América colocou um público de quase 20 mil espectadores na praça esportiva. Foi o recorde da competição, superando, inclusive, o clássico contra o ABC, que reuniu um público de 10.988 torcedores.

Apenas com partidas de futebol, excetuando a Copa do Mundo, a Arena das Dunas recebeu 436.331 pessoas, o que eleva a média de público dos dois principais clubes do RN para a casa dos dez mil torcedores, bem diferente da era Machadão, quando a média deles em campeonatos nacionais, quando muito, girava na casa dos 5 mil torcedores.

Os números obtidos por ABC e América nesta nova era, não passavam de sonho antes da construção desse novo espaço. O recorde de público e renda na Arena das Dunas foi estabelecido no confronto entre América x Flamengo pela Copa do Brasil, quando 30.575 pessoas ocuparam todos os espaços da praça esportiva, proporcionando uma arrecadação de R$ 1.415,825,00. A torcida alvinegra, que inicialmente se mostrou arredia com a transferência de alguns jogos do ABC para Arena, também fez bonito e antes da visita do rubro-negro havia estabelecido o recorde atuando contra o Vasco, também pela Copa do Brasil, quando levou 28.200 torcedores para ver o confronto, proporcionando uma arrecadação de R$ 754.235,00.

“Estamos felizes com os resultados obtidos pelo futebol. No jogo América x Flamengo, todos os espaços disponíveis na arena foram vendidos, inclusive os camarotes. Isso foi uma grande satisfação para gente, que deseja continuar contribuindo para o engrandecimento do futebol potiguar”, ressalta Cláudio Bahia. 

Projeto para 2015 prevê novos empreendimentos


O sucesso e os números obtidos neste primeiro ano de operação na Arena das Dunas vão servir de referência para os próximos anos, quando o negócio deve expandir. Em 2014, retirando os três meses que o espaço ficou ocupado pela Fifa, preparando a praça esportiva para receber os quatro jogos da Copa do Mundo, o empreendimento teve 92 datas de ocupação, tendo dias em que realizou até três eventos de forma simultânea, em espaços diferentes, sem que o movimento de um interferisse no outro. Os números expressivos criaram uma onda de otimismo para o ano de 2015.

O ano sequer iniciou e já existem solicitação para realização de 40 eventos nos espaços da Arena das Dunas. “Isso não quer dizer que estejam fechados. Alguns estão, mas outros estão em fase de negociação”, avisa Cláudio Bahia, o gestor de conteúdo da Arena das Dunas. Entre os principais eventos no calendário do próximo ano, já está definida a realização da Feira Brasil Mostra Brasil, que vinha sendo sediada no Centro de Convenções e que agora vai ocupar o espaço do estacionamento interno da nova arena.

“Nós temos muitos planos e a meta é fazer o público continuar visitando o nosso espaço. Em Janeiro e Fevereiro será montado um parque no nosso estacionamento externo. Estamos vendo a possibilidade de organizar uma grande festa de São João ainda. O Natal em Natal vai inaugurar o nosso novo espaço para shows, aqueles realizados dentro do gramado, abrindo ainda mais o nosso leque de opções. Vamos entrar num ano bastante promissor na área de eventos”, salienta Cláudio.

Na esfera esportiva, a busca é para trazer uma partida da Seleção Brasileira. Para tanto o consórcio Arena das Dunas está agregando forças com a Federação Norte-riograndense de futebol. Há também a possibilidade de o circuito Banco do Brasil de Vôlei aportar no novo espaço, uma vez que o nosso litoral está sofrendo com a diminuição do espaço das praias e que em centros como o Distrito Federal, a estrutura para realização do torneio é montada em locais como shoppings, parques ou centro esportivos.

Também será apresentado ao mercado o novo plano para exploração comercial de alguns espaços virgens. “Nós temos espaços que podem variar entre 200 e 400 metros quadrados, entre as escadas, para implantação de lojas, academias e outros tipos de empreendimentos ligados à área de esporte, no ramo de bares e restaurantes e também queremos atrair alguns bancos para cá, uma vez que a arena possui uma grande circulação de pessoas. O nosso potencial ainda não está sendo totalmente explorado e essa será a nossa meta para o próximo ano”, destaca Arthur Couto.

Os eventos realizados na Arena


Evento: AUDI
Local: Hospitalidade 
Público: 300

Evento: FNF
Local: Zona Mista 
Público: 150

Evento: Simpósio de Implantes Cocleares 
Local: Mídia Center
Público: 250

Evento: Ecocil 
Local: Zona Mista 
Público: 200/dia

Evento: Expo Noivas 
Local: Hospitalidade 
Público: 1.000/dia

Evento: Natal Hair 
Local: Hospitalidade 
Público: 2.000/dia

Evento: MADA 
Local: Praça Externa 
Público: 4.000/dia

Evento: O Boticário 
Local: Zona Mista 
Público: 600

Evento: PDG Incorporações
Local: Mídia Center 
Público: 250

Evento: Samba 4Friends 
Local: Podium Sul
Público: 3.000

Evento: Feira do Empreendedor - SEBRAE 
Local: Estacionamento Interno, Hospitalidade, Praça Externa, Camarote VIP
Público: 22.000

Evento: Corretor do Milhão 
Local: Hospitalidade 
Público: 400

Evento: Show de Jorge Aragão 
Local: Podium externo 
Público: 3.000

Evento: UNP 
Local: Hospitalidade 
Público: 400

Evento: Vila Mix
Local: 17.000
Público: Praça Externa 

Evento: Natal Music Fest
Local: Praça Externa 
Público: 15.000

Evento: Arena Pop 
Local: 6.000
Público: Praça Externa 

Evento: Meia Maratona do Sol 
Local: Praça Externa 
Público: 3.000

Evento: WT Agosto 
Local: Mídia Center
Público: 200

Evento: Concentração de Fé e Milagres 
Local: Praça Externa 
Público: 3.000

 Evento: Aniversário Jota Oliveira
Local: Hospitalidade 
Público: 400
Evento: Jantar IBRACON 
Local: Hospitalidade 
Público: 1.200

Evento: Evento CDL
Local: Hospitalidade 
Público: 200

Evento: Arena Universitária 
Local: Podium Sul 
Público: 2.000 

Evento: Show Ponto de Equilíbrio
Local: Podium Sul 
Público: 2.000 

Evento: Booking 
Local: Hospitalidade 
Público: 100

Evento: Caern
Local: Hospitalidade 
Público: 1.200

Evento: Carnatal 
Local: Praça Externa e Estacionamento Externo
Público: 40.000/Dia

Evento: Expotour Católica 
Local: Estacionamento Interno
Público: 2.000/Dia

Evento: WT Dezembro
Local: Sport Bar
Público: 200 - expectativa

Evento: Sinte
Local: Hospitalidade 
Público: 1.000 - expectativa
TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário