Natal de frente para o mar

Circuito Gastronômico e Cultural de Natal começa hoje e segue até domingo, na praça Pedro Velho, reunindo chefs brasileiros em torno da culinária litorânea do nordeste
Em tupi a palavra “potiguar” significa literalmente ‘comedor de camarão’, mas até os anos 1990 quem dominava a cozinha local era a carne de sol. Raramente se pedia peixe e camarão nos principais restaurantes da cidade: a preferência eram churrasco ou filé à parmegiana. Questões culturais assimiladas pela gastronomia ao longo do tempo, sabores que chegam de carona na bagagem de quem vem do Seridó, da América do Norte ou de além mar e acabam incorporados ao paladar do natalense. Agora o cenário é outro, o camarão e o pescado voltaram ao centro das atenções e há todo um movimento de valorização dos ingredientes endêmicos e a bandeira da releitura está hasteada para conferir nova personalidade às tradições culinárias.
É dentro desse caldeirão de temperos regionais com ares cosmopolitas que o Circuito Gastronômico de Natal vem maturando o tema deste ano: “De frente para o mar e o que vem do mar”, cuja proposta é lançar um olhar para a cozinha praticada no litoral do RN e para o encontro de culturas culinárias que se desenvolveram no Brasil tendo o mar como ponto de convergência. O tema também se justifica pelo fato de Natal registrar um baixo consumo de pescados – índice inversamente proporcional à procura por peixes e lagostas que crescem em águas mornas para exportação.

O evento ocupa a Praça Pedro Velho (Cívica) a partir desta quarta (10), e até o próximo domingo (14), sempre das 17h às 0h, com oficinas gastronômicas e degustação com chefs de renome internacional, palestras, atrações culturais e  receitas a preços módicos, além de food trucks, pavilhão de produtos orgânicos potiguares e espaço infantil. A segunda versão do concurso Curioso Gastronômico traz para a beira do fogão empresários e profissionais liberais, os convidados são Betinho Diniz, Beto Dóris, Marcos Tinoco, Fuad Júnior e João Coque, Fábio Souto e Izabel e Rossini Braulino em apresentação solo. Todas as atividades têm acesso gratuito.
“Este ano o espaço ficou bem maior, está mais confortável. Temos mais chefs e restaurantes participando e demos uma fortalecida na parte cultural”, disse Walde Faraj, gourmand de garfo cheio, idealizador e diretor geral do Circuito, ao comentar a mudança de local – em 2013 o evento aconteceu na Praça das Flores. Esta é a segunda vez consecutiva que o Circuito  Gastronômico de Natal faz parte da programação do Natal em Natal.

“Teremos palestras sobre as característica da nossa região, identificando tanto frutas e produtos encontrados nessa faixa litorânea, no tabuleiro, quanto as influências que vieram do mar. Nossa culinária regional é uma releitura, então não adianta querer separar: está tudo misturado e para se chegar ao DNA da gastronomia brasileira só através dessas releituras”, garante Faraj.

Serviço
Circuito Gastronômico de Natal, de 10 a 14 de dezembro, sempre das 17h às 0h, na Praça Pedro Velho (Cívica). 
Oficinas gastronômicas, shows e palestras. 
Acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Quarta, dia 10
19h – Diogo das Virgens canta os chefs do Pop
21h – Boi de Reis
21h30 – Lysia Condé  
 
Quinta, dia 11
19h – Lene Macêdo canta Chico Buarque
21h – Danças clássicas
21h30 – Diana Rafaelly
23h – banda Cafonaite 
 
Sexta, dia 12
19h – Irahn Barreto canta Sérgio Sampaio
21h – Coco de Roda
21h30 – Rodolfo Amaral
23h – Forró NaManha
 
Sábado, dia 13
19h – Analuh Soares canta Dona Ivone Lara
21h – Danças de salão
21h30 – Khrystal
23h – Grupo de Samba Bom Malandro

Domingo, dia 14
17h – Projeto Acústico: música para crianças
18h – chegada do Papai Noel
19h – Danças de rua
19h30 – Macaxeira Jaz
z
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário