Durante a sessão parlamentar desta terça-feira (28), o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) ressaltou a necessidade de redefinição da regionalização dos hospitais do Estado para minimizar os problemas da Saúde.
Em aparte ao deputado Kelps Lima (SD), Mineiro sugeriu que a Assembleia Legislativa convide o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, para expor o plano de regionalização proposto para o Estado. “E eu desejo que a Casa não seja motivo para essa implementação não acontecer, mas que possamos pactuar”, afirmou o parlamentar.
“Esse é um tema delicado, e já tive oportunidade de realizar audiência pública sobre o tema, com apresentação de estudo detalhado do Tribunal de Contas do Estado sobre os hospitais do estado”, recordou Mineiro. “Infelizmente a regionalização esbarra em interesses políticos, com resistência de A, B e C para implementar a redefinição dos hospitais”.
Mineiro criticou tal resistência e denunciou que “o desenho feito interessa a alguém” e “algum setor ganha com esse caos da Saúde”. Para o deputado, a regionalização é um desafio central e não se trata de fechar hospitais, mas redefinir seus papeis.
“Os recursos repassados para a Secretaria de Saúde de janeiro a abril deste ano são bem maiores que antes, mas não resolvem o problema. É enxugar gelo”, avaliou Mineiro.
*Foto: João Gilberto/ALRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário