O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), durante a sessão desta quarta-feira (22), parabenizou a Câmara Municipal de Natal pela aprovação da lei que iniciará o processo licitatório do sistema de transporte público de Natal. “Isso é inédito, e a questão tem se arrastado ao longo de décadas”, registrou o parlamentar.
“Quando vereador, na década de 1990, acionei o Ministério Público para fazer o processo e somente agora ele ocorreu”, disse Mineiro. “Natal é a única capital brasileira que não teve licitação para transportes públicos. As empresas vão transferindo ou vendendo seus espaços e suas linhas para outras empresas à revelia do poder público”, analisou o deputado.
Segundo Mineiro, a discussão é fundamental para a qualidade de vida não só da cidade, mas de toda a Região Metropolitana. Além disso, o deputado acredita que analisar o sistema de mobilidade urbana apenas à luz do ônibus é um olhar para trás. “Precisamos incorporar o debate intermodal: ônibus, VLT, transporte complementar etc”.
Mineiro também reiterou que a grande questão para discutir os preços da passagem de ônibus passa pela abertura da planilha de custos para que a sociedade tenha conhecimento dos valores de forma transparente.
Conselho
Durante seu pronunciamento, Mineiro informou que tem tratado com o governador Robinson Faria a retomada do importante Conselho da Região Metropolitana, que está paralisado há alguns anos. “Sabemos que esses municípios concentram de 70 a 80% das demandas do Estado, e o Governo vem pensando formas de retomar esse grupo, estando sensível à temática”, disse o parlamentar. “É preciso que os representantes dos municípios sentem à mesa para tratar de questões comuns, como mobilidade, limpeza urbana e saúde”.
Hub
Mineiro também destacou hoje a notícia veiculada na imprensa local sobre o desejo da empresa LAN/TAM de instalar estrutura de hub (centro de conexões de voos domésticos e internacionais) na região Nordeste. “Natal, Recife e Fortaleza estão no páreo, e certamente a capital potiguar, com o novo aeroporto, tem grandes possibilidades”, destacou.
“Mais do que nunca é preciso colocar à prova essa tão decantada união dos que estão na gestão política em prol do desenvolvimento do estado”, observou o deputado, afirmando a necessidade de articulação entre bancada estadual, bancada federal e governo federal, por meio do Ministério do Turismo.
“Eu tenho afirmado que, com o Aeroporto de São Gonçalo, haverá inversão no eixo de desenvolvimento do estado, com o crescimento ao norte, ao contrário do que historicamente acontecia”. Ainda de acordo com Mineiro, o Governo do Estado irá priorizar as obras de acesso ao aeroporto que estão inacabadas.
*Foto: Eduardo Maia/ALRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário